Foto: Colaboração/Arquivo/Pessoal
Prestes a completar 39 anos de carreira em setembro, o atleta Anderson Cristiano de Souza, 49 anos, segue se preparando para novas competições. Com mais de 600 corridas no currículo, ele acumula mais de 520 troféus e mais de 600 medalhas.
Anderson começou a correr aos 10 anos, inspirado pela professora Celiné Vitório da Silva. “Ela me viu correndo e me convidou para treinar na Associação Ferrerão Amigos do Esporte. De lá para cá, se vão quase 40 anos”, relembra Souza.
Apesar de manter uma rotina intensa de treinos diários – ele se prepara na pista de atletismo do Estádio Lúcio Pipino e em estradas rurais asfaltadas -, o corredor planeja diminuir o ritmo no próximo ano. Ele pretende participar de menos competições, priorizando provas mais longas.
“Atualmente, corro 100 km por semana, mas já cheguei a correr 150 km. No ano que vem, minha categoria será de 50 a 54 anos. Vou focar em provas longas. Em vez de fazer 15 provas por ano, vou reduzir para oito, por causa da idade e do desgaste”, explica.
No próximo domingo, ele participará da III Corrida do 25º BPM (Batalhão de Polícia Militar de Umuarama), com largada às 7h30 no estacionamento do Shopping Palladium.
A carreira de sucesso de Souza tem servido de inspiração para os filhos. Gabriel Cristian, 25 anos, Caio Henrique, 16 anos, e os gêmeos Nicole e Nicolas, 5 anos, são a principal motivação para ele continuar competindo. Dois deles já seguem os passos do pai, e um o acompanha nas provas.
“O mais velho também estuda Educação Física e joga futebol. Já o Caio Henrique sempre me acompanha nas competições; é uma promessa no atletismo. Fico muito feliz em ver que eles estão seguindo o caminho do pai”, comenta.
Em seus 39 anos de carreira no atletismo, Souza conquistou pelo menos 20 títulos de campeão geral e 60 de campeão de sua categoria. Entre os principais feitos estão o título de Campeão Brasileiro da Maratona Internacional de Foz na categoria de 45 a 49 anos, em 2023; a vitória na Corrida em Blumenau, Santa Catarina, também em 2023; e o primeiro lugar na Prova Tiradentes em Maringá, no mesmo ano.
Souza é tetracampeão da Corrida Noturna de Umuarama Night Run, tendo vencido a prova de 12 km nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024. Ele também foi campeão quatro vezes do Círculo Sesc Corrida de Rua, nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2023, e conquistou um título de campeão de sua categoria na Corrida de Aniversário de São Bernardo do Campo, em São Paulo, em 2023, vencendo a prova de 21 km.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais