Corredor Anderson Cristiano comemora 39 anos de carreira e centenas de títulos
A carreira de sucesso tem servido de inspiração para os filhos
Prestes a completar 39 anos de carreira em setembro, o atleta Anderson Cristiano de Souza, 49 anos, segue se preparando para novas competições. Com mais de 600 corridas no currículo, ele acumula mais de 520 troféus e mais de 600 medalhas.
Anderson começou a correr aos 10 anos, inspirado pela professora Celiné Vitório da Silva. “Ela me viu correndo e me convidou para treinar na Associação Ferrerão Amigos do Esporte. De lá para cá, se vão quase 40 anos”, relembra Souza.
Apesar de manter uma rotina intensa de treinos diários – ele se prepara na pista de atletismo do Estádio Lúcio Pipino e em estradas rurais asfaltadas -, o corredor planeja diminuir o ritmo no próximo ano. Ele pretende participar de menos competições, priorizando provas mais longas.
“Atualmente, corro 100 km por semana, mas já cheguei a correr 150 km. No ano que vem, minha categoria será de 50 a 54 anos. Vou focar em provas longas. Em vez de fazer 15 provas por ano, vou reduzir para oito, por causa da idade e do desgaste”, explica.
No próximo domingo, ele participará da III Corrida do 25º BPM (Batalhão de Polícia Militar de Umuarama), com largada às 7h30 no estacionamento do Shopping Palladium.
Trajetória em família
A carreira de sucesso de Souza tem servido de inspiração para os filhos. Gabriel Cristian, 25 anos, Caio Henrique, 16 anos, e os gêmeos Nicole e Nicolas, 5 anos, são a principal motivação para ele continuar competindo. Dois deles já seguem os passos do pai, e um o acompanha nas provas.
“O mais velho também estuda Educação Física e joga futebol. Já o Caio Henrique sempre me acompanha nas competições; é uma promessa no atletismo. Fico muito feliz em ver que eles estão seguindo o caminho do pai”, comenta.
Conquistas no esporte
Em seus 39 anos de carreira no atletismo, Souza conquistou pelo menos 20 títulos de campeão geral e 60 de campeão de sua categoria. Entre os principais feitos estão o título de Campeão Brasileiro da Maratona Internacional de Foz na categoria de 45 a 49 anos, em 2023; a vitória na Corrida em Blumenau, Santa Catarina, também em 2023; e o primeiro lugar na Prova Tiradentes em Maringá, no mesmo ano.
Souza é tetracampeão da Corrida Noturna de Umuarama Night Run, tendo vencido a prova de 12 km nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024. Ele também foi campeão quatro vezes do Círculo Sesc Corrida de Rua, nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2023, e conquistou um título de campeão de sua categoria na Corrida de Aniversário de São Bernardo do Campo, em São Paulo, em 2023, vencendo a prova de 21 km.