Políticas públicas para mulheres no âmbito dos municípios é tema de palestra
O evento teve por objetivo apresentar ideias que possam ser adequadas e aplicadas no município
A implementação de políticas públicas para as mulheres no âmbito dos municípios foi o tema de palestra no auditório da Secretaria-Executiva dos Conselhos de Umuarama, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), representado pela presidente, a advogada Silmara Ruiz.
Para abordar o tema foi convidada a secretária municipal de Políticas Públicas da Mulher de Guarapuava, jornalista Priscila Schran. A cidade – localizada na região centro-sul do Estado – tornou-se uma referência estadual no assunto e exemplo até para cidades de outros Estados devido aos resultados obtidos com os programas e projetos desenvolvidos.
O objetivo foi, justamente, apresentar ideias que possam ser adequadas e aplicados no município, além de inspirar programas e projetos que valorizem a mulher e garantam seus direitos. Priscila apresentou ações já desenvolvidas em Guarapuava, como os projetos “Minha Casa Sem Violência” e “Emancipar”, a casa abrigo, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), a “Feira da Economia Solidária” e o Programa Potencial Feminino e Itinerante.
“Foi um ótimo encontro de formação continuada que tivemos, com participação de representantes de secretarias ligadas à questão da mulher, assistentes sociais, advogadas e equipes de entidades e instituições sociais de Umuarama e de cidades da região”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi.
Priscila Schran defendeu também a garantia de recursos e orçamento público para implementar as ações. “Por isso, é importante assegurar que as mulheres esteja nos ambientes de poder e decisão, onde são definidas as políticas públicas, e em cargos de gestão para que elas sejam aplicadas”, apontou.
De acordo com a secretária, que estava acompanhada da diretora da Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, é importante conhecer para debater e defender os direitos da mulher, identificar o que o município já tem e onde pode haver melhorias.
“Foi um encontro de grande importância para discutirmos ideias que podem ser aplicadas para garantir que as mulheres de Umuarama recebam uma assistência ainda mais qualificada”, destacou Dayanne.
(Assessoria PMU)