Umuarama

Coleta de tampinhas recicláveis une a comunidade escolar do Jd. União em ação social

Juntar tampinhas para preservar o ambiente e realizar um trabalho social foi o foco de uma ação que envolveu a comunidade da Escola Municipal Jardim União. Voltado à cidadania e à empatia, o projeto ‘Tampinhas do Bem: Transformando sustentabilidade em ação social’ envolveu turmas dos quartos anos do Ensino Fundamental que estão no Programa Agrinho, iniciativa que visa promover a educação ambiental e a cidadania nas escolas, integrando práticas sustentáveis no currículo e uma participação mais ativa da comunidade.

A ação teve a participação de todos os estudantes, com foco na coleta de tampinhas plásticas e destinação aos locais apropriados para a reciclagem. O objetivo foi juntar fundos para a compra de fraldas geriátricas e doação a uma casa que acolhe idosos na cidade.

A origem do projeto remonta à experiência pessoal da professora Cláudia Regina Ramos Pietchaki, que cuidou da mãe com Alzheimer, a qual teve sua passagem em uma casa de repouso de idosos, enquanto a professora trabalhava. Ela compartilhou sua vivência com os alunos, o que gerou senso de empatia e solidariedade.

“Compartilhar minha experiência foi uma maneira de mostrar aos alunos a importância de ajudar ao próximo e reconhecer as dificuldades enfrentadas por muitos”, explicou. “Foi inspirador ver como essa história motivou os alunos a se engajar ativamente na causa”, disse.

Os alunos não apenas participaram da coleta e destinação das tampinhas, mas se envolveram em campanhas comunitárias para promover a iniciativa. A coordenadora educacional de Ciências da Secretaria de Educação, professora Elaine Hirt, destacou a importância do projeto: “Essa ação mostrou que pequenas atitudes podem ter grandes resultados. Os estudantes aprenderam sobre a importância da sustentabilidade e contribuíram para uma causa social significativa”, avaliou.

A coordenadora pedagógica, professora Letícia Meireles de Souza da Rocha, ressaltou que o projeto vai além da sustentabilidade: “A iniciativa não apenas reforçou a importância da reciclagem, mas fortaleceu o senso de cidadania dos alunos e mostrou como a colaboração e o envolvimento em causas sociais podem ter um impacto significativo na vida das pessoas e na comunidade”.

Além disso, a diretora, professora Eliane Zamberlan Rocha Grossi, destaca que o projeto ‘Tampinhas do Bem’ continua com a arrecadação de tampinhas na Escola Jardim União, reforçando a importância da sustentabilidade e da responsabilidade social. “As ações dos alunos evidenciam como iniciativas simples e significativas podem gerar impacto positivo, promovendo um crescimento mútuo e solidário na comunidade escolar e além”, completou.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais