Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Coleta de tampinhas recicláveis une a comunidade escolar do Jd. União em ação social

O foco é a coleta de tampinhas plásticas e destinação aos locais apropriados para a reciclagem

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
Coleta de tampinhas recicláveis une a comunidade escolar do Jd. União em ação social
Redação - OBemdito
Publicado em 20 de agosto de 2024 às 20h34 - Modificado em 20 de agosto de 2024 às 20h34
Gastro Umuarama

Juntar tampinhas para preservar o ambiente e realizar um trabalho social foi o foco de uma ação que envolveu a comunidade da Escola Municipal Jardim União. Voltado à cidadania e à empatia, o projeto ‘Tampinhas do Bem: Transformando sustentabilidade em ação social’ envolveu turmas dos quartos anos do Ensino Fundamental que estão no Programa Agrinho, iniciativa que visa promover a educação ambiental e a cidadania nas escolas, integrando práticas sustentáveis no currículo e uma participação mais ativa da comunidade.

A ação teve a participação de todos os estudantes, com foco na coleta de tampinhas plásticas e destinação aos locais apropriados para a reciclagem. O objetivo foi juntar fundos para a compra de fraldas geriátricas e doação a uma casa que acolhe idosos na cidade.

A origem do projeto remonta à experiência pessoal da professora Cláudia Regina Ramos Pietchaki, que cuidou da mãe com Alzheimer, a qual teve sua passagem em uma casa de repouso de idosos, enquanto a professora trabalhava. Ela compartilhou sua vivência com os alunos, o que gerou senso de empatia e solidariedade.

“Compartilhar minha experiência foi uma maneira de mostrar aos alunos a importância de ajudar ao próximo e reconhecer as dificuldades enfrentadas por muitos”, explicou. “Foi inspirador ver como essa história motivou os alunos a se engajar ativamente na causa”, disse.

Os alunos não apenas participaram da coleta e destinação das tampinhas, mas se envolveram em campanhas comunitárias para promover a iniciativa. A coordenadora educacional de Ciências da Secretaria de Educação, professora Elaine Hirt, destacou a importância do projeto: “Essa ação mostrou que pequenas atitudes podem ter grandes resultados. Os estudantes aprenderam sobre a importância da sustentabilidade e contribuíram para uma causa social significativa”, avaliou.

A coordenadora pedagógica, professora Letícia Meireles de Souza da Rocha, ressaltou que o projeto vai além da sustentabilidade: “A iniciativa não apenas reforçou a importância da reciclagem, mas fortaleceu o senso de cidadania dos alunos e mostrou como a colaboração e o envolvimento em causas sociais podem ter um impacto significativo na vida das pessoas e na comunidade”.

Além disso, a diretora, professora Eliane Zamberlan Rocha Grossi, destaca que o projeto ‘Tampinhas do Bem’ continua com a arrecadação de tampinhas na Escola Jardim União, reforçando a importância da sustentabilidade e da responsabilidade social. “As ações dos alunos evidenciam como iniciativas simples e significativas podem gerar impacto positivo, promovendo um crescimento mútuo e solidário na comunidade escolar e além”, completou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.