Foto ilustrativa: Canva
A lua entrou na fase cheia nesta segunda-feira (19) e a previsão é de que nesta noite ela atinja a sua maior luminosidade e, com isso, ocorra a primeira Superlua Azul de 2024. Isso ocorre por coincidir este o momento em que há uma maior aproximação da Terra, em sua órbita elíptica, ou seja, o perigeu.
Umuarama tem previsão de céu limpo, porém, a fumaça das queimadas pode atrapalhar a visibilidade da superlua. O melhor horário para observação será no começo da noite, segundo especialistas, quando há menor nebulosidade no céu. Com esse fenômeno astronômico o satélite natural da Terra, a Lua, pode ser observado em seu tamanho e brilho máximos.
De acordo com o Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC), na Espanha, as superluas são consideradas comuns e ocorrem de três a cinco vezes por ano. Durante esses eventos, a aparência do diâmetro do satélite pode aumentar visualmente em até 14% e seu brilho em até 30% em comparação com a Lua de intensidade luminosa mais fraca do ano.
PERIGEU-SIZÍGUA LUNAR
A “Superlua” não é um termo astronômico oficial. O termo astronômico correto para esse fenômeno é perigeu-sizígia lunar, como conta a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento geral do Reino Unido).
O termo ‘superlua’ foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, conforme diz um artigo da National Geographic espanhola publicado em 2024.
SUPERLUA AZUL
A Superlua Azul é assim chamada por ocorrer no inverno. O céu normalmente está mais limpo e mais azul. Portanto, isso pode refletir na percepção da coloração da lua que pode ficar mais ‘azulada’, mas a lua não fica azul propriamente.
Cada ciclo lunar dura 29,5 dias. Por isso, habitualmente, um ano costuma ter 12 luas cheias. No entanto, o ciclo lunar anual é completo em 354 dias, o que significa que a cada dois ou três anos uma estação é premiada com uma “Lua cheia” extra, para compensar os dias que sobram no calendário de 365/366 dias.
(Informações: Bem Paraná e OBemdito)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais