Primeira superlua azul do ano estará visível na noite desta segunda-feira
Umuarama tem previsão de céu limpo, porém, a fumaça das queimadas pode atrapalhar a visibilidade
A lua entrou na fase cheia nesta segunda-feira (19) e a previsão é de que nesta noite ela atinja a sua maior luminosidade e, com isso, ocorra a primeira Superlua Azul de 2024. Isso ocorre por coincidir este o momento em que há uma maior aproximação da Terra, em sua órbita elíptica, ou seja, o perigeu.
Umuarama tem previsão de céu limpo, porém, a fumaça das queimadas pode atrapalhar a visibilidade da superlua. O melhor horário para observação será no começo da noite, segundo especialistas, quando há menor nebulosidade no céu. Com esse fenômeno astronômico o satélite natural da Terra, a Lua, pode ser observado em seu tamanho e brilho máximos.
De acordo com o Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC), na Espanha, as superluas são consideradas comuns e ocorrem de três a cinco vezes por ano. Durante esses eventos, a aparência do diâmetro do satélite pode aumentar visualmente em até 14% e seu brilho em até 30% em comparação com a Lua de intensidade luminosa mais fraca do ano.
PERIGEU-SIZÍGUA LUNAR
A “Superlua” não é um termo astronômico oficial. O termo astronômico correto para esse fenômeno é perigeu-sizígia lunar, como conta a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento geral do Reino Unido).
O termo ‘superlua’ foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, conforme diz um artigo da National Geographic espanhola publicado em 2024.
SUPERLUA AZUL
A Superlua Azul é assim chamada por ocorrer no inverno. O céu normalmente está mais limpo e mais azul. Portanto, isso pode refletir na percepção da coloração da lua que pode ficar mais ‘azulada’, mas a lua não fica azul propriamente.
Cada ciclo lunar dura 29,5 dias. Por isso, habitualmente, um ano costuma ter 12 luas cheias. No entanto, o ciclo lunar anual é completo em 354 dias, o que significa que a cada dois ou três anos uma estação é premiada com uma “Lua cheia” extra, para compensar os dias que sobram no calendário de 365/366 dias.
(Informações: Bem Paraná e OBemdito)