Nova Olímpia tem o maior Ideb da região, superior às médias estadual e nacional
Avaliação aferida foi de 7,2 no ensino fundamental (séries iniciais), acima da média estadual (4,9) e nacional (4,3)
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 divulgados nesta quarta-feira (14) mostram que Nova Olímpia atingiu o melhor resultado entre as cidades da Amerios (Associação dos Municípios de Entre-Rios). A avaliação aferida foi de 7,2 no ensino fundamental (séries iniciais), acima da média estadual, que chegou a 4,9 e rendeu ao Paraná o ranking de melhor educação do país. A média nacional ficou em 4,3.
O Ideb é medido pelo Ministério da Educação em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice divulgado nesta semana compreende o período entre 2021 e 2023. “A avaliação conquistada por Nova Olímpia nos deixa muito felizes e revela que estamos no caminho certo quando o assunto é a educação das nossas crianças. Mas nós queremos melhorar ainda mais”, disse o prefeito Luiz Sorvos.
Sorvos atribui a elevação do Ideb ao trabalho incansável da Secretaria Municipal de Educação, direção, equipe pedagógica e, evidentemente, os professores. “São profissionais que não medem esforços para realizar o seu trabalho, pessoas dedicadas, que trabalham com amor para promover a transformação”, acrescentou o prefeito. “Não podemos deixar de citar também as equipes do administrativo, da merenda, da zeladoria, da segurança. Todos são muito importantes”.
Sorvos disse que o resultado poderia ter sido ainda melhor se não fossem as restrições impostas pela pandemia. As aulas tiveram que ser online e o rendimento de parte considerável dos alunos não foi o mesmo das atividades presenciais. “Foi um período difícil, de muitos percalços. As crianças sofreram muito. Todos sofremos”.
Ranking regional
Confira como ficou o Ideb na região, por ordem alfabética: Alto Paraíso (6,1), Alto Piquiri (6,3), Altônia (6,3), Cafezal (6,4), Cruzeiro do Oeste (6,8), Douradina (6,5), Esperança Nova (6,1), Francisco Alves (5,4), Icaraíma (6,3), Iporã (5,9), Ivaté (6,8), Maria Helena (5,9), Nova Olímpia (7,2), Perobal (6,3), Pérola (6,6), São Jorge Patrocínio (7,1), Tapira (6,4), Umuarama (5,9) e Xambrê (6,3).