Foto: Assessoroa PMU
Um grupo de 78 famílias acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Umuarama receberam uma capacitação na noite de terça-feira, 13, no auditório do Centro da Juventude de Umuarama (Ceju), sobre o Programa Caixa d’Água Boa – uma parceria entre a Sanepar, o governo do Estado e as prefeituras que prevê a distribuição de reservatórios e orientações sobre o uso racional da água.
O treinamento teve início às 19h30 e foi realizado pelo técnico ambiental Elder Robson Myszkovski, da Sanepar. O prefeito Celso Pozzobom fez a adesão do município ao programa e os Cras, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência social, entraram em contato com as famílias.
Serão atendidas residências que não dispõem de caixa d’água e que seus moradores se enquadrem nos demais critérios do programa, que prevê a doação de uma caixa de 500 litros, capacitação para a instalação e manutenção adequada (que foi realizada no Ceju, nesta terça) e o repasse de R$ 1 mil a cada família, para custear a instalação.
“A entrega das caixas deve ocorrer até o final deste mês de agosto e a liberação dos recursos tem como prazo previsto o final de setembro”, disse a chefe da Divisão de Proteção Social Básica, Gilclece Vieira Rocha. A secretária da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, enalteceu a parceria e disse que as caixas vão dar mais segurança para as famílias, que não serão atingidas durante eventuais cortes no abastecimento de água.
O Programa Caixa d’Água Boa beneficiou duas mil famílias no ano passado, em 100 municípios. Cada uma delas recebeu treinamento e um conjunto de materiais para a instalação do reservatório domiciliar de água, com caixa de 500 litros, tubulação e base em madeira autoclavada, com o investimento de R$ 2,2 milhões da Sanepar.
Nos cursos, as famílias aprendem sobre o uso, cuidados e limpeza do reservatório domiciliar, além de receberam orientações para o consumo racional da água. Os beneficiados estão cadastrados em programas sociais. Também participam pedreiros, encanadores e moradores das comunidades onde vivem as famílias beneficiadas.
O auxílio financeiro ajuda a custear as despesas de instalação do reservatório. As prefeituras fazem o armazenamento e a distribuição dos materiais. O programa tem ainda a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Família (Sedef).
(Assessoria PMU)
Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja
Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.
Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Este site utiliza cookies
Saiba mais