Paraná

PMPR e SPVS comemoram aniversário da corporação plantando 170 mudas nativas

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), realizou uma ação em Antonina: o plantio de 170 mudas de árvores nativas. A atividade aconteceu nesta quarta-feira (14).

O plantio, que faz parte das comemorações pelos 170 anos da PMPR, ação que foi feita pela PMPR através do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb FV) tem como objetivo deixar um legado duradouro para as futuras gerações e reforçar o compromisso com a preservação ambiental. A escolha do local para o plantio, na Grande Reserva Mata Atlântica, não poderia ser mais simbólica.

Esta região é conhecida por abrigar o maior contínuo bem conservado deste bioma no mundo, cobrindo áreas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. No Paraná, as cidades de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba estão inseridas no coração da Mata Atlântica, com mais de 90% de sua área composta por cobertura vegetal e corpos d’água. A ação contou com a participação ativa de 30 alunos de uma escola rural municipal Professora Olímpia Breyer, que tiveram a oportunidade de aprender, na prática, a importância da preservação ambiental.

Na chegada os alunos tiveram uma palestra sobre meio ambiente promovida pelos policiais do BPAmb FV que mostrou para os alunos a importância da proteção da fauna e da flora, mostrou também como é o trabalho da unidade e fez a exposição de animais em taxidermia.

Este tipo de iniciativa é essencial para mostrar às novas gerações o valor da conservação da Mata Atlântica e o papel de cada um na proteção deste patrimônio natural. Além do plantio, a atividade reforçou a mensagem de que cuidar da natureza é uma responsabilidade coletiva.

“Ao celebrar os 170 anos da PMPR, queremos deixar um marco que vá além das celebrações, um legado verde que simbolize o nosso compromisso com o meio ambiente e com o futuro”, afirmou o coronel Jefferson Silva, comandante-geral da PMPR. 

A ação em Antonina é mais um exemplo do empenho da PMPR em integrar a segurança pública com a preservação do meio ambiente, garantindo que as gerações futuras herdem um Paraná mais verde e sustentável.

Estiveram presentes na ação o  comandante do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel Emídio Angelotti, juntamente com o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb FV), tenente-coronel Sérgio Eduardo Plácido Nascimento, do coordenador de projetos da SPVS Reginaldo Antunes Ferreira, oficiais e praças da PMPR e civis. 

SOBRE A SPVS

Desde 1984, ano de sua fundação, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) realiza ações voltadas à proteção da natureza no país, especialmente na região conhecida como Grande Reserva Mata Atlântica – maior contínuo do bioma, entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. 

Um amplo conjunto de iniciativas foram desenvolvidas pela SPVS nas últimas décadas, tornando-a uma das mais representativas organizações brasileiras do terceiro setor especializada em conservação da biodiversidade. 

(Com informações comunicação social da PMPR)

Agência Estadual

Recent Posts

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

39 minutos ago

Inscrições para o Processo Seletivo IFPR terminam segunda; Umuarama tem 7 cursos

O IFPR encerra no dia 24 de agosto de 2026 as inscrições para o Processo…

1 hora ago

Morre Benedito Silva, empresário que marcou diferentes setores da economia de Umuarama

O empresário Benedito Silva, morreu neste sábado (22), em Maringá. Com uma longa trajetória no meio…

2 horas ago

Familiares de desaparecidos poderão coletar DNA; Umuarama integra a campanha

Ação permite cruzamento com perfis genéticos de pessoas encontradas

2 horas ago

Empresários de Umuarama devem se atentar às mudanças do Simples Nacional e IBS/CBS

Empresários de Umuarama devem ficar atentos aos novos prazos relacionados ao Simples Nacional e à…

3 horas ago

Justiça decreta prisão de caminhoneiro após acidente com duas mortes no Paraná

A Justiça de Morretes, no litoral do Paraná, decretou a prisão preventiva do caminhoneiro envolvido…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais