De ecológica ‘Praça das Perobas’ à moderna ‘Praça do Jatão’, um cartão postal gigante…
A Praça Santos Dumont, desde os tempos pós-fundação de Umuarama, é um ícone histórico
No desfilar de quase 70 anos de história, algumas praças e logradouros públicos passaram por transformações em consequência do desenvolvimento urbano, do crescimento habitacional e do aumento da movimentação da vida moderna, principalmente no centro de Umuarama.
Mas o único ponto considerado turístico que continua intocável é a Praça Santos Dumont, desde que foi construída e ter sido batizada em homenagem ao Pai da Aviação. Há poucos anos ela foi modernizada, ficou ainda mais bela do que era e permanece sendo o ‘coração’ da Capital da Amizade.
Mas quando se trata de admirá-la com um olhar saudosista, nos remetendo ao passado histórico, principalmente para aqueles tempos da pós-fundação e colonização, é impossível não recordar como ela era completamente diferente.
Quem nasceu em Umuarama ou vive aqui desde que chegou adolescente, deve recordar que antes se tornar Santos Dumont ela era conhecida como ‘Praça das Perobas’, pois quando a cidade começou a ser construída e aquela área foi reservada para uma praça, as árvores gigantescas que existiam naquele amplo terreno foram preservadas.
Tempos depois, resolveram aplicar mudanças e limpar aquela área para ali instalar a Estação Rodoviária, que antes funcionava onde é hoje a Praça Arthur Thomas. Aos poucos, foram derrubando as perobas até que não sobrou nenhuma…
No final da década de 1960, resolveram construir uma nova rodoviária, um pouco mais distante do centro. E, quando desocuparam o terreno da ‘Praça das Perobas’ (que não existiam mais), resolveram construir uma praça moderníssima, que bem demonstrasse o desenvolvimento de Umuarama como uma das principais cidades do interior paranaense.
Dito e feito: Com arrojado projeto do famoso Oscar Niemayer, foi construída a Praça Santos Dumont – de tão grande, ela era considerada a maior praça do Estado! E virou a atração maior da cidade, onde multidões de umuaramenses iam passear nos fins de semana ou participar de grandes eventos que ali eram realizados.
Desde sua inauguração em 1970, ela nunca teve mudança alguma. Foram feitas sim obras de manutenção, preservação e modernização. E até ganhou palcos, onde aconteceram muitos shows festivos no aniversário da cidade e em Natais passado.
Para não me alongar nesta narrativa, vale registrar em alto relevo que recentemente ela foi presenteada com uma tremenda novidade: Em maio do ano passado foi instalada uma aeronave modelo Twin Commander 680FL com prefixo PT-CFR, que virou grande atração, principalmente para os turistas que passam por Umuarama e não resistem a tirar fotografias para levar de recordação de sua visita à Capital da Amizade! O avião virou rival do obelisco gigante da praça nos selfies da galera!
No mais, apreciem a coletânea de imagens e confiram a história fotográfica desse ícone que orgulha e tanto embeleza o centro de Umuarama! (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)