Pozzobom visita a Agroleite em Castro, um dos principais eventos do setor leiteiro no país
Na visita, o prefeito de Umuarama conheceu um pouco mais sobre a tecnologia empregada no desenvolvimento da produção leiteira
Retornando da viagem de trabalho a Curitiba, o prefeito Celso Pozzobom visitou na última quarta-feira (7) a Agroleite, um dos principais eventos do setor leiteiro do país, realizado na cidade de Castro, nos Campos Gerais, acompanhado do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária na Câmara dos Deputados, Pedro Lupion (PP).
Na visita, o prefeito conheceu um pouco mais sobre a tecnologia empregada no desenvolvimento da produção leiteira, que coloca a cidade de Castro como dona da maior bacia leiteira do país, com mais de 400 milhões de litros de leite produzidos anualmente.
“Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Neto Fadel e pelo presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Bouwman, e sua equipe. Aproveitamos o encontro para tratar de vários assuntos do setor, mesmo porque Umuarama concentra um dos maiores rebanhos bovinos do Estado, e além da carne se destaca também com grande produtor de leite”, afirmou Pozzobom.
A produção de Castro é fundamental para que o Paraná seja o segundo maior produtor do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais. Em 2023, foram 4,5 bilhões de litros produzidos no Estado, o que representa 15% de toda a produção nacional.
Nesta quinta-feira (8), o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um memorando de entendimento com a Cooperativa Castrolanda para a criação do Parque Tecnológico Agroleite. A ideia é que o espaço integre universidades, centros de pesquisa, empresas e startups para desenvolver soluções tecnológicas para a cadeia produtiva do leite. A assinatura aconteceu durante a visita do governador à Agroleite, onde ele também oficializou a entrega de 17 tratores para as escolas agrícolas estaduais.
Com o parque, a região se consolida como um dos principais polos no desenvolvimento de inovações e tecnologias para o setor produtivo do leite e derivados. “Castro tem o que há mais moderno e avançado em tecnologia e inovação desta cadeia produtiva. O Paraná tem apenas 2,3% do território nacional e, mesmo assim, tem a segunda maior bacia leiteira do Brasil”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance.
(Assessoria PMU)