Foto: Assessoria PMU
Desde o início de abril, foi implantado na cidade o programa Patrulha Escolar, da Guarda Municipal de Umuarama (GMU). E em um mês foram realizadas mais de 140 atividades preventivas e de repressão em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, tudo com o foco na proteção da comunidade escolar. Neste período também já foram registradas reduções nos índices de violência e criminalidade tanto nas escolas quanto nas proximidades.
A Patrulha Escolar, idealizada pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) e executada pela Guarda Municipal de Umuarama (GMU), tem como foco a prevenção e a repressão a crimes e atos infracionais nos domínios das unidades da Rede Municipal de Ensino. Durante o mês de julho foram atendidas 129 ocorrências.
Criada no início de abril deste ano, a Patrulha Escolar já contabiliza 524 ações de proteção da comunidade escolar, como informa o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato. “Há quatro meses que profissionais treinados estão atuando mais fortemente na segurança ostensiva de unidades escolares, encaminhando os transgressores para as devidas punições para crimes cometidos no contexto escolar e oferecendo apoio e proteção em situação que possam representar algum tipo de perigo para o cidadão – sejam alunos, pais, equipe pedagógica e demais trabalhadores da educação”, comenta.
No relatório divulgado pela GMU nesta segunda-feira (5) há a informação de que, entre as 11 atividades repressivas realizadas em julho, destaque para autuações de trânsito em frente às escolas, advertências sobre bullying, caso de agressão entre alunos e caso de má conduta.
“Já no quadro de ações preventivas, a GMU realizou 51 visitas, dezenas de atividades de sentinela e operações de observação e patrulhamento dentro e fora das escolas, orientações a pais, alunos e diretores e acompanhamento oficial a evento escolar”, afirma.
E segue: “Destaque ainda para as sessões de bate-papo com os alunos de 11 turmas diversas, momentos muito importantes que haja uma aproximação ainda maior com as crianças e adolescentes e a Guarda Municipal”, observa.
(Assessoria PMU)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais