Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Secretaria de Assistência Social de Umuarama forma 18 cuidadoras infantis

Curso de qualificação com 160 horas foi disponibilizado em parceria com o IFPR no Programa Mulheres Mil

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Secretaria de Assistência Social de Umuarama forma 18 cuidadoras infantis
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de agosto de 2024 às 17h21 - Modificado em 3 de agosto de 2024 às 17h21
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o IFPR (Instituto Federal do Paraná), trouxeram para Umuarama o Programa Nacional Mulheres Mil, oferecendo o curso de qualificação inicial e continuada de Profissional Cuidadora Infantil. A formatura da primeira turma aconteceu na tarde desta quinta-feira (1°) e certificou 18 alunas.

A primeira-dama Dulce Barreiros Pozzobom, acompanhada da secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi, foi recepcionadas pelo diretor do IFPR campus Umuarama, Carlos Dalla Nora, que detalhou que o ‘Mulheres Mil’ foi instituído nacionalmente em 2011 e, de lá para cá, já promoveu a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Essa parceria com a administração municipal nos é sempre muito positiva, pois vamos implementando transformações na vida da comunidade”, registrou.

O curso Técnico Cuidador Infantil teve duração de cinco meses, com aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, totalizando 160 horas. “A Prefeitura providenciou o processo de seleção das alunas, todas cadastradas no Cras (Centro de Referência em Assistência Social), além de transporte e alimentação gratuitos. Agora temos mulheres que podem atuar como cuidadoras infantis, familiares ou não, para trabalhar com crianças de 0 a 6 anos”, comentou.

O conteúdo programático do curso inclui módulos e temas como a importância do lúdico e das brincadeiras para as crianças e suas descobertas, saúde mental na infância, estimulação precoce de crianças saudáveis e com déficit cognitivo, desenvolvimento emocional, infantil e cognitivo, o papel do cuidador de crianças, postura profissional, a invenção da infância no século XIX, direitos da criança e do adolescente e noções de etiqueta, entre outros, tudo administrado e coordenado pelas professoras Nelma Lopes Araujo e Margarida Maria Sandeski.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.