Umuarama

Diocese suspende padre de paróquia de Umuarama por candidatura a cargo público

A Diocese de Umuarama emitiu um comunicado, por meio de um decreto do Bispo Dom Frei João Mamede Filho informando que o Padre Guerino Mendonça dos Santos está suspenso canonicamente do uso de ordens.

O padre ocupava a função de pároco na Paróquia Santo Expedito, localizada no Jardim Roma, na região do Conjunto Habitacional Sonho Meu, em Umuarama.

Conforme o comunicado, em consequência da suspensão, o sacerdote fica privado do ‘Uso de Ordens’ e não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer sacramento ou sacramental. Também será vedado o exercício do ministério presbiteral e quaisquer encargos eclesiásticos, até que se determine o contrário.

Segundo as leis eclesiásticas, os clérigos devem ser suspensos quando se candidatam a cargos públicos. Em 16 de março de 2016, os Bispos do Paraná, reunidos em Guarapuava, declararam em nota:

“1. Somos contrários à candidatura de qualquer padre a qualquer cargo eletivo.

2. Reafirmamos a mesma posição para os religiosos que prestem serviços em nossas dioceses.

3. Suspenderemos do uso de ordens aquele que, por decisão própria, contrariar essa determinação em nossas dioceses”.

OBemdito tentou contato com o padre através do telefone da Paróquia Santo Expedito, porém, ele não se encontrava no momento. Foi deixado recado para que retornasse a ligação caso tenha interesse em se manifestar sobre a situação.

(Reportagem: Assessoria de Imprensa Diocesana e OBemdito)

Redação

Recent Posts

Câmara aprova projeto de gestão climática e prevenção de desastres em Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama realizou duas sessões na tarde desta segunda-feira (5), sendo uma…

18 minutos ago

Morador de Serra dos Dourados diz ter sido agredido por 3 homens durante a noite

Um jovem residente no Distrito de Serra dos Dourados relatou ter sido amarrado e agredido…

50 minutos ago

Simepar prevê que Umuarama pode ter chuva por 14 dias; temperatura chega a 29ºC

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a chuva pode…

59 minutos ago

Umuarama: Homem agride mulher após ela alterar senha do wi-fi no Jardim Cruzeiro

A alteração na senha do wi-fi motivou um caso de violência doméstica no Bairro Jardim…

1 hora ago

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

2 horas ago

De R$ 0 a R$ 3,13 milhões: Saiba quanto cada candidato de Umuarama e região recebeu do Fundo Eleitoral

O financiamento de campanhas via fundo eleitoral registra uma discrepância gritante entre as candidaturas da…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais