Diocese suspende padre de paróquia de Umuarama por candidatura a cargo público
Foi divulgado um comunicado oficial sobre o decreto do Bispo Diocesano tomando a decisão de suspensão
A Diocese de Umuarama emitiu um comunicado, por meio de um decreto do Bispo Dom Frei João Mamede Filho informando que o Padre Guerino Mendonça dos Santos está suspenso canonicamente do uso de ordens.
O padre ocupava a função de pároco na Paróquia Santo Expedito, localizada no Jardim Roma, na região do Conjunto Habitacional Sonho Meu, em Umuarama.
Conforme o comunicado, em consequência da suspensão, o sacerdote fica privado do ‘Uso de Ordens’ e não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer sacramento ou sacramental. Também será vedado o exercício do ministério presbiteral e quaisquer encargos eclesiásticos, até que se determine o contrário.
Segundo as leis eclesiásticas, os clérigos devem ser suspensos quando se candidatam a cargos públicos. Em 16 de março de 2016, os Bispos do Paraná, reunidos em Guarapuava, declararam em nota:
“1. Somos contrários à candidatura de qualquer padre a qualquer cargo eletivo.
2. Reafirmamos a mesma posição para os religiosos que prestem serviços em nossas dioceses.
3. Suspenderemos do uso de ordens aquele que, por decisão própria, contrariar essa determinação em nossas dioceses”.
OBemdito tentou contato com o padre através do telefone da Paróquia Santo Expedito, porém, ele não se encontrava no momento. Foi deixado recado para que retornasse a ligação caso tenha interesse em se manifestar sobre a situação.
(Reportagem: Assessoria de Imprensa Diocesana e OBemdito)