Umuarama

Maioria dos chamados à Guarda Municipal é de pessoas importunadas por dependentes químicos

No mês de julho de 2024 exatamente 159 pessoas registraram ocorrência formal na Guarda Municipal de Umuarama (GMU). Em primeiro lugar estão 22 indicações de indivíduos que afirmaram ter sido importunados por pessoas em situação de rua, usuários de drogas, embriagados ou mendigos. De janeiro até agora foram 1.387 atendimentos de chamados ao telefone 153 – uma média de 200 ocorrências por mês.

O efetivo da GMU, que faz parte da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), atua na manutenção da paz e da segurança na cidade, não limitando-se à proteção do patrimônio público.

“Criada em 1992, é uma força de segurança atuante e muito próxima da comunidade. Existem muitas pessoas que, antes de pensar em ligar para a Polícia Militar ou para a Civil, automaticamente já solicitam o apoio da Guarda Municipal, fato que revela a confiança dos moradores em nossa corporação – o que nos deixa muito orgulhosos e determinados em fazer sempre mais”, afirma o secretário Valdecir Gonçalves Capelli.

O relatório de ocorrências de julho informa ainda que as denúncias de trânsito (geralmente veículos estacionados em locais proibidos ou de forma irregular) ficam em segundo lugar, com 12 ocorrências. “Em terceiro lugar estão as ocorrências em escolas ou CMEIs (geralmente verificação de alarmes disparados), com 10 ocorrências. Em quarto lugar estão as abordagens para averiguação de suspeitos, com oito chamados, e em quinto lugar situações de perturbação de sossego, com seis denúncias”, detalha o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato.

No período de sete meses deste ano, as cinco ocorrências mais repetidas foram, pela ordem, atendimento de ocorrências em escolas e CMEIs (169), denúncias de pessoas importunadas por usuários de drogas (154), denúncias de trânsito (93), denúncias de pessoas em atitude suspeita (80) e as situações de abordagem a pessoas em atitude suspeita próximas a comércios ou casas.

“Também trabalhamos muito em conjunto com as forças de segurança do município como as polícias Civil, Militar, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e ao Samu”, aponta Rissato.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

9 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

10 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

10 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

10 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

11 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais