Umuarama

Unipar decide substituir professor que apresentou atestado para não usar máscara

A Unipar (Universidade Paranaense) informou que vai substituir o professor do curso de Direito que apresentou atestado médico para não usar máscara em sala de aula. O pedido do docente chegou a ser acatado por um dos coordenadores da instituição de ensino, o que gerou revolta entre os alunos.

Em comunicado interno, o coordenador disse que o professor Alessandro Yokohama havia protocolizado atestado médico firmado por profissional devidamente habilitado, confirmando “que o mesmo sofre de severo comprometimento no desempenho de suas funções intelectuais, caso seja obrigado a utilizar meios que dificultem a respiração normal, como as máscaras, ‘face shield’ etc”.

E acrescentou: “Por tal motivo, a teor do parágrafo 7do artigo 3o da Lei n. 13.979/20, na redação que lhe foi dada pela Lei n. 14.019/20, o referido professor está legalmente dispensado do uso obrigatório de máscara de proteção facial durante a realização de suas aulas”.

A reação dos acadêmicos foi imediata. Três deles mantiveram contato com a redação do OBemdito entre a noite de segunda-feira (23) e a manhã desta terça (24). “Estamos indignados. A instituição pensa no professor, mas se esquece de nós, alunos. A maioria da turma sequer recebeu a primeira dose da vacina. Não vamos aceitar”, disse uma aluna.

Outro aluno disse que viu o professor fazendo compras no Paraguai e que ele não demonstrava nenhum incômodo diante do uso da máscara. “Ele também vai chegar de cara limpa, sem máscara, nas audiências como advogado? Será que o juiz permitiria isso”, questionou.

Em sua página no Facebook, o professor já chamou a máscara de “focinheira”. 

Em nota, a assessoria de imprensa da Unipar afirmou que, “referente ao professor Alessandro Yocohama, do curso de Direito, quanto ao uso de máscara em sala de aula, o posicionamento da Instituição, via decisão da Direção Geral, representada pela Diretora, professora Fernanda Garcia Velasquez de Lima, é que, embora o docente esteja amparado juridicamente e com atestado médico consubstanciado, a coordenação do curso fará a substituição do professor. Sendo o que se apresenta para o momento, ficamos à disposição, reiterando o compromisso da Unipar com a segurança de todos os seus alunos, professores e colaboradores”.

Marta Paula

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

9 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

9 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

10 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

11 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

11 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais