Foto: Mayara Cristina
Após a temporada dos ipês rosa, agora chegou a vez da espécie amarela ganhar o olhar dos umuaramenses. Há alguns dias os ipês de cor amarela estão florescendo e deixando as ruas da Capital da Amizade mais coloridas.
E a cor vibrante tem chamado a atenção de fotógrafos profissionais e amadores. A Mayara Cristina, por exemplo, fez vários registros belíssimos.
Ela disse que uma das árvores registradas fica perto do Colégio Sapiens, na rua Ourinhos. Mayara conta que considera o ipê amarelo uma das espécies mais lindas. Ela lamenta que, aparentemente, a cada ano que passa a florada dos ipês parece ficar mais reduzida. “Há dois ou três anos sai pela cidade e registrei vários ipês rosa floridos. Agora acha um ou outro, mas fraquinho. Creio que deve ser a falta de chuva, a seca cada vez pior, ou algum outro fator”.
O Wesley Sá de Castro, de Lovat, também registrou a florada dos ipês no distrito de Umuarama. “Esse está sendo o ano dos ipês amarelos, a florada se intensificou e muito!! Tanto na cidade, quanto aqui no Distrito de Lovat!!”, disse.
Ipê amarelo
O ipê amarelo é o nome popular do Handroanthus ochraceus ou Tabebuia ochracea. De acordo com o site IB Florestas, é uma espécie comum na região centro-oeste, sudeste e sul do Brasil.
Sua árvore pode alcançar de 6 até 14 metros de altura e tronco de 30 a 50 cm.
Suas flores são amarelas e costumam florescer a partir do final de julho até setembro. Sua florada é exuberante e fantástica, muito utilizada no paisagismo, podendo ser considerada uma das mais belas dentre as espécies de ipês.
Na galeria abaixo imagens captadas pela Mayara Cristina:
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais