Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Defensoria Pública do Estado em Umuarama recebe reforço na área de infância e juventude

A defensora Majoí Coquemalla Thomé reforça a unidade de Umuarama, que abrange também os municípios de Douradina, Maria Helena e Perobal

Foto: Arquivo OBemdito
Foto: Arquivo OBemdito
Defensoria Pública do Estado em Umuarama recebe reforço na área de infância e juventude
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 10 de julho de 2024 às 08h31 - Modificado em 10 de julho de 2024 às 13h25
Porto Camargo
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Cupom Local
Atlanta Pneus

Ao todo, 39 cidades atendidas pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) ganharam defensores recém-empossados nas últimas semanas. A instituição recebeu 16 novos membros em abril, que iniciaram efetivamente a atuação no interior do estado após dois meses de curso preparatório em Curitiba. A defensora Majoí Coquemalla Thomé reforça a unidade de Umuarama, que abrange também os municípios de Douradina, Maria Helena e Perobal. Ela atuará na área de Infância e Juventude.

Aprovados no IV Concurso, eles e elas chegaram aos municípios para abrir novas áreas de atendimento, além de garantir a continuidade e reforçar os serviços já oferecidos. O defensor público-geral, Matheus Munhoz, afirma que a escolha das cidades para o envio dos 16 defensores levou em consideração as necessidades e particularidades de cada sede.

“Nós intensificamos nos últimos anos um processo de interiorização da Defensoria Pública, uma das estratégias para aumentar a presença da instituição em todo o Paraná. A chegada e a distribuição desse novo grupo de defensores e defensoras faz parte desse planejamento, permitindo a continuidade e a ampliação de serviços em que há uma grande demanda nos municípios”, explica Munhoz. 

Exemplo disso é a atuação em Guarapuava. No último mês, a DPE-PR abriu a área de Assistência Qualificada à Mulher em Situação de Violência Doméstica na comarca. O serviço é voltado ao atendimento jurídico e psicossocial de mulheres em todos os atos de um processo criminal ou cível que digam respeito a uma violência sofrida por ela.

A sede de Guarapuava abrange também os municípios de Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão e Turvo. A instituição pôde iniciar o atendimento a partir da chegada do novo defensor público Felipe Grings Dias. 

“É importante que a população local saiba que pode contar com a Defensoria. As vítimas terão acesso a um atendimento especializado e humanizado, garantindo que seus direitos sejam protegidos e que elas recebam o suporte necessário para reconstruir suas vidas. A designação de um defensor público dedicado a essa causa demonstra o compromisso da instituição em combater a violência de gênero e apoiar as vítimas”, ressalta ele. Dias também será responsável pelos serviços ligados à área Criminal.

Atualmente, a DPE-PR é dividida em 15 núcleos regionais, e cada um atende uma microrregião do estado. Ao todo, oito núcleos receberam novos defensores. Eles também foram enviados ao interior de acordo com uma análise sobre as áreas de atendimento que necessitavam de reforço e aumento das equipes.

A nova defensora pública Bruna Moncavo, atuante em Cascavel, ficou responsável por atender especificamente as demandas cíveis da área de Infância e Juventude. Antes de sua chegada, o defensor público Luciano Roberto Gulart Cabral Júnior por todos os serviços da área, tanto cíveis quanto infracionais. Hoje, os dois dividem o trabalho.

“A defesa dos direitos das crianças e adolescentes é função institucional da Defensoria Pública, e a chegada de uma nova defensora em Cascavel para atuar nessa área reforça o compromisso da instituição com a defesa dos interesses desse grupo”, destaca ela. Para Mocavo, o aumento do número de defensores(as) permite a ampliação da capacidade de atendimento e um acompanhamento mais próximo e eficaz em casos que envolvem aplicação de medidas protetivas, destituição do poder familiar, pedidos de medicamentos e vagas em creches, dentre outros.

Confira as comarcas que receberam defensores: 

  • Castro e Carambeí
    • Barbara Morselli Cavallo: atuação nas áreas de Cível, Criminal, Fazenda Pública e Execução Penal
  • Cascavel, Lindoeste e Santa Tereza do Oeste
    • Bruna Fonseca Correa Moncavo: atuação na área de Infância e Juventude
    • Regiane Garcia de Souza: atuação na área Criminal
  • Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu
    • Louizi Souza Barros de Oliveira: atuação na área Criminal
    • Rafael Jorgetto Felix: atuação nas áreas de Família, Sucessões e Registros Públicos
  • Guarapuava, Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão e Turvo
    • Jessica Sacchi Ribeiro: atuação nas áreas de Família, Sucessões, Registros Públicos e Infância e Juventude
    • Felipe Grings Dias: atuação nas áreas Criminal e Assistência Qualificada à Mulher em Situação de Violência Doméstica
  • Pato Branco, Vitorino, Bom Sucesso do Sul e Itapejara D’Oeste
    • Giovani Francisco da Silva Rosa: atuação na área Criminal
  • Francisco Beltrão, Enéas Marques e Manfrinópolis
    • Guilherme José Silva: atuação nas áreas de Família, Sucessões, Registros Públicos e Criminal
  • Campo Mourão, Farol, Luiziana e Janiópolis
    • Maria Julia Gonçalves: atuação na área Criminal e no Tribunal do Júri
    • Rafael dos Santos Guimarães: atuação nas áreas de Família, Sucessões, Registros Públicos e Infância e Juventude
  • Umuarama, Douradina, Maria Helena e Perobal
    • Majoí Coquemalla Thomé: atuação na área de Infância e Juventude
  • Cianorte, Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná e São Tomé
    • Mariana Teixeira da Silva: atuação nas áreas de Família, Sucessões, Registros Públicos, Cível e Fazenda Pública
  • União da Vitória, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas e Porto Vitória
    • Hugo Zaqueo Zamarrenho: atuação nas áreas de Família, Sucessões, Registros Públicos e Infância e Juventude
    • Israel Bresola Junior: atuação nas áreas de Família, Sucessões, Registros Públicos, Cível, Fazenda Pública e Assistência Qualificada à Mulher em Situação de Violência Doméstica

A nova defensora pública Mariana Mantovani Monteiro assumiu a coordenação dos mutirões da DPE-PR. Clique aqui para conferir as informações sobre o atendimento de cada cidade.

12ª Regional

A 12ª Regional da Defensoria Pública do Estado do Paraná abrange as seguintes cidades:

Umuarama, Douradina, Maria Helena e Perobal, Cianorte, Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná e São Tomé e Cruzeiro do Oeste.

A Defensoria de Umuarama atua nas áreas: Criminal, Execução Penal, Família e Sucessões, Infância e Juventude Cível e Infracional e Registros Públicos. O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h. A unidade está localizada na Rua Desembargador Munhoz de Mello, n.° 3792 – Zona I. Os telefones para contato são:

Família e Infância e Juventude Infracional e Cível: (44) 3624-8413

Criminal e Execução Penal: (44) 3624-0199

(Informações: Assessoria DPE-PR e OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo