Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Cidadãos de região são convidados a participar de pesquisa de opinião sobre o futuro de Umuarama

Interessados em contribuir com ideias, argumentos, opiniões e análises para o Plano Umuarama 2050

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Cidadãos de região são convidados a participar de pesquisa de opinião sobre o futuro de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de julho de 2024 às 16h40 - Modificado em 10 de julho de 2024 às 16h40
9 Espetaria
Porto Camargo
Atlanta Pneus
Cupom Local
Gastro Umuarama

O Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050 segue cumprindo o cronograma estabelecido em março pelo Instituto Dom Cabral, uma das mais renomadas entidades de desenvolvimento de projetos estruturantes do Brasil. O objetivo é pensar – e preparar – o município para firmar-se como referência para o Paraná no ano de 2050.

Durante toda última segunda-feira (8), lideranças, agentes e gestores participaram de uma reunião em que foram apresentados os resultados de um levantamento com dados estatísticos da cidade. Cem pessoas foram indicadas para participar de uma pesquisa sobre quais as principais áreas que Umuarama tem como atrativos e diferenciais, assim como os pontos a serem melhorados para oferecer mais oportunidades à população, tanto moradores do município quanto de cidades da região.

“Agora, em um segundo momento, toda a comunidade será convidada a participar de uma ampla pesquisa sobre o tema desenvolvimento local e qualidade de vida”, relata o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto.

A importância do documento Umuarama 2050 vai interferir inclusive no futuro das próximas gerações, como comenta o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), Valcir Simão. “O masterplan [conjunto de decisões a serem tomadas por um grupo de pessoas sobre como e o que fazer no futuro] elaborado pela Dom Cabral será um documento detalhado, com ações de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento potencial de nossa cidade, apresentando caminhos para estabelecermos metas e objetivos reais para que Umuarama cresça e se estabeleça como a referência que é já há vários anos. Podemos e vamos melhorar ainda mais”, pontuou.

O Instituto Dom Cabral, que está coordenando as ações do Umuarama 2050, é responsável por desenvolver projetos para a Anatel, Receita Federal, Governo do Paraná, Anvisa e Ministério da Infraestrutura, entre outros. “A participação dos cidadãos e das instituições é fundamental, por isso toda a sociedade será convidada a dar sua opinião e ideias sobre o futuro de nossa cidade, que já estamos construindo desde agora”, observou.

Os interessados em contribuir com ideias, argumentos, opiniões e análises para o Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050, basta acessar o hotsite https://umuarama2050.strateegia.digital/signin, fazer um rápido cadastro e deixar sua participação. “Umuarama precisa da opinião de todos. O futuro está em nossas mãos”, opina Simão.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo