Paraná

Cohapar entrega títulos de regularização fundiária para 183 famílias de Douradina

Um total de 257 famílias dos municípios de Douradina, Ribeirão do Pinhal e Turvo estão com o direito sobre suas moradias devidamente garantido desde a última sexta-feira (5). Através do programa Escritura na Mão, modalidade de regularização fundiária do Casa Fácil, o Governo do Estado aplicou quase R$ 187 mil para custear a documentação aos beneficiários com renda de até três salários mínimos.

Coordenado pela Cohapar e focado na população de menor poder aquisitivo, o processo é subsidiado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, o que garante que os beneficiários não precisem pagar pelos documentos.

Em Douradina (Noroeste), foram atendidas 148 famílias do distrito Vila Formosa e outras 35 de Jardim do Ivaí. Já em Ribeirão do Pinhal (Norte Pioneiro), são 11 moradores da Vila Domingues, e em Turvo (Centro) são mais 63 residentes do loteamento Bettega que receberam a titulação das propriedades.

A modalidade Escritura na Mão contempla um conjunto de medidas jurídicas e sociais que conferem aos mutuários a segurança e o direito legal sobre os imóveis. Para isso, as cidades interessadas apresentam as áreas passíveis de regularização e a documentação dos moradores. Posteriormente, a Cohapar contrata uma empresa especializada, via licitação, que fica responsável por todos os trâmites até a entrega da matrícula averbada e registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

O trabalhador rural André Luiz Nunes da Silva, 36 anos, beneficiário de Ribeirão do Pinhal, que reside na Vila Domingues desde que nasceu, não esconde a gratidão pelo serviço prestado. “Pra gente que não tem condições isso foi muito bom. Agora temos uma coisa que é da gente. Que Deus abençoe principalmente vocês que estão ajudando”, disse.

Para o aposentado Pedro José dos Santos, 81 anos, contemplado pela titulação no município de Douradina, os documentos do imóvel representam segurança para a família. “É o maior prazer que eu sinto na minha vida. Faz tempo que a gente tá mexendo com isso, e agora saiu. Faz uns 20, 30 anos que esperamos e isso é uma garantia que a casa fica sendo da gente mesmo”.

Agência Estadual

Recent Posts

Para onde vão as lâmpadas descartadas pelos umuaramenses? OBemdito responde

Lâmpada queimada não deve ir para o lixo comum. Veja 11 locais em Umuarama onde…

5 horas ago

Mulher avança com espeto contra pedestre e é contida com Taser em Umuarama

Segundo a PM, mulher de 49 anos apresentava sinais de surto e também tentou arremessar…

5 horas ago

Família comunica o falecimento de Augusta Maria de Jesus, aos 108 anos, moradora de Xambrê

Matriarca de cinco gerações morreu na madrugada deste domingo (23), após ser internada por complicações…

6 horas ago

INSS libera consignado sem biometria facial; veja o que muda

Aposentados e pensionistas que não possuem biometria nas bases do governo poderão autorizar empréstimos pelo…

6 horas ago

Homem cai de jet ski durante aniversário e desaparece em represa no Paraná

Vítima de 49 anos estaria comemorando a data com familiares quando caiu na água; bombeiros…

7 horas ago

IFPR de Umuarama emite nota de pesar por Gabriel, cão querido pela comunidade

Instituição publicou homenagem ao animal que fazia parte da rotina do campus e afirmou que…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais