Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Educador físico de Umuarama elabora crossfit para sedentários e pessoas acima de 100 quilos

Muitos desconhecem as diversas opções esportivas disponíveis para pessoas sedentárias e acima do peso

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Educador físico de Umuarama elabora crossfit para sedentários e pessoas acima de 100 quilos
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 7 de julho de 2024 às 17h36 - Modificado em 8 de julho de 2024 às 07h31
Cupom Local
Porto Camargo
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O sedentarismo e a obesidade estão interligados, mas poucos sabem que existem diversas opções esportivas para quem pesa mais de cem quilos. O educador físico e Sensei, Juan Jimenez, de 33 anos, abriu o Cross Trainning Umuarama (CTU) para acolher essas pessoas.

OBemdito conversou com Juan e seu aluno Márcio Edson Azevedo Moraes, de 50 anos, que iniciou o Crossfit em março deste ano, após exames revelarem problemas de saúde.

“Comecei a treinar por necessidade. Tenho pressão alta, diabetes, triglicerídeos elevados e problemas no fígado. Meu médico disse que, se continuasse assim, minha vida seria curta”, explicou Márcio.

Ele contou que nunca foi adepto de esportes e, ao iniciar no atual emprego, passou a andar de carro, ganhando peso até atingir quase 103 quilos.

“Além dos exercícios, cortei o álcool, agora consumo de forma moderada. Tentei outras atividades, mas não me adaptei. Passei várias vezes pela frente do CTU e um dia resolvi fazer uma aula experimental. Gostei e fechei um plano de 10 meses. Agora, não tem mais como sair”, brincou Márcio.

Dsc 7703

Juan criou o CTU para atrair sedentários e pessoas que enfrentam a obesidade, que precisam de um exercício que não os esgote no primeiro dia, para assim incentivar o seu retorno.

“O objetivo é colocar a pessoa em movimento. Na pandemia, percebi que muitos precisavam de exercício físico, especialmente após os 30 anos. Com nossa metodologia, mostramos que o Crossfit é possível. Em três meses, a pessoa já realizava diversos exercícios, alguns até correndo 5, 6 quilômetros”, relatou Juan.

Dsc 7689

O professor ressaltou que sua metodologia não visa metas específicas, mas incentivar a prática contínua para manter a saúde e afastar o sedentarismo.

“Não cobramos resultados como perda de peso e medalhas, embora quem corre sempre ganhe uma banana e uma medalha [risos]. Queremos que as pessoas façam parte da comunidade CTU”, explicou.

Atualmente, a maioria de seu público tem mais de 30 anos. Juan destacou que é especialista nesse grupo e seu objetivo é incluir esposas, maridos e até filhos na prática.

“No início enfrentei resistência e ainda recebo vídeos zombando do Crossfit. Dizem que as pessoas ‘pagam para correr’. Mas uso isso nas minhas publicações, brinco com meus alunos e atraio mais pessoas”, afirmou Juan.

“Meu filho faz musculação e é contra o Crossfit, mas gostei e continuei. Juan fala em competição saudável, mas quero superá-lo, pois perdi por pouco na última corrida”, brincou Márcio.

Dsc 7707

Apesar da resistência do filho, Márcio observou resultados desde que iniciou as atividades, especialmente nas roupas. Ele está otimista para novos exames que realizará daqui algumas semanas.

“Não fico obcecado com peso e resultados. Não sei se emagreci, mas as roupas estão mais folgadas, durmo melhor e tenho mais disposição para o dia a dia”, finalizou Márcio.

Dsc 7693

Interessados nas aulas de Juan podem segui-lo no Instagram @boxctu_umuarama ou marcar uma aula experimental pelo WhatsApp (44) 9908-7982. A CTU está localizada na Avenida Rotary, 3216.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo