Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Umidade relativa do ar pode chegar aos 30% em Umuarama nesta quinta-feira

Quando a umidade relativa ao ar fica abaixo de 40% há riscos à saúde

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Umidade relativa do ar pode chegar aos 30% em Umuarama nesta quinta-feira
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 20 de junho de 2024 às 14h37 - Modificado em 20 de junho de 2024 às 18h20
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Cupom Local
Atlanta Pneus
Porto Camargo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso amarelo (que indica perigo potencial) relacionado com a baixa umidade relativa do ar. A área de abrangência do alerta inclui Umuarama e se estende por vários estados.

O alerta entrou em vigência às 12h desta quinta-feira (20) e segue até às 19h. De acordo com o Inmet, neste intervalo de tempo a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 30%. Há risco de incêndios florestais e à saúde.

Em Umuarama a umidade relativa do ar estava na casa dos 36% por volta das 14h, conforme o instituto de meteorologia Simepar. Há possibilidade de que fique mais baixa ao longo da tarde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os valores ideias da umidade relativa para o corpo do ser humano variam entre 40% e 70%.

As instruções são: beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Capital da Amizade enfrenta um dia de bastante calor nesta quinta. A previsão do Simepar indicava variação térmica entre 20ºC e 29ºC hoje, porém, às 14h o registro foi de 30,8ºC, com sensação térmica de 30ºC.

Captura De Tela 2024 06 20 135722

SEXTA-FEIRA

Para a sexta-feira (21) o Inmet também emitiu um aviso amarelo relacionado com a possibilidade de baixa umidade relativa do ar. O alerta novamente se estende das 12h às 19h e pode ocasionar as mesmas situações das descritas para a quinta-feira.

De acordo com o Simepar, os termômetros devem registrar temperaturas entre 17ºC e 29º em Umuarama. O calor atípico está causando estranhamento em muitas pessoas, principalmente pelo fato de que nesta quinta tem início o inverno. OBemditto conversou na quinta-feira com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, que explicou que regiões do estado enfrentam clima seco e com temperaturas elevadas. Confira a reportagem aqui.

Captura De Tela 2024 06 20 134036

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo