Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Inverno começa nesta quinta-feira; confira a previsão do tempo em Umuarama

OBemdito conversou com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, que explicou o motivo do tempo seco e das temperaturas elevadas na região

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Inverno começa nesta quinta-feira; confira a previsão do tempo em Umuarama
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 20 de junho de 2024 às 12h08 - Modificado em 20 de junho de 2024 às 14h16
Cupom Local
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Porto Camargo

O inverno começa oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h50, com o solstício de inverno no hemisfério sul e o solstício de verão no hemisfério norte. Embora várias regiões do estado já estejam em clima invernal, Umuarama e região permanecem com clima seco e temperaturas elevadas. OBemdito conversou com o meteorologista Samuel Braun, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), para entender o motivo deste fenômeno na região.

“Em maio e nesses primeiros dias de junho, observamos um bloqueio atmosférico, com ventos em diferentes camadas da atmosfera, causando o tempo seco. Porém, esse clima não é incomum nesta época do ano na região noroeste”, explicou Braun.

Ele também esclareceu que no momento, não há influência de eventos climáticos. “Viemos do El Niño, mas agora estamos em uma fase de neutralidade do ENOS.”

Segundo a previsão do Simepar, as temperaturas em Umuarama devem se manter altas durante o restante de junho. A mínima para esta sexta-feira (21) é de 17ºC e a máxima de 29ºC. As temperaturas começarão a cair apenas no início de julho.

Segundo a previsão do Simepar, as temperaturas começarão a cair apenas no início de julho.
Imagem: Simepar

O Inmet emitiu um alerta amarelo devido à baixa umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%, com vigência a partir das 12h desta quinta-feira (20), afetando uma ampla área do Brasil, incluindo parte da região noroeste do Paraná. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

A orientação é que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira o motivo do tempo seco e das temperaturas elevadas na região
Imagem: Inmet

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo