Umuarama

Moradores da região do Bosque Xetá reclamam do uso de drogas e da falta de segurança no local

Moradores da Rua do Bosque, na região do Bosque do Xetá, entraram em contato com OBemdito nesta quinta-feira (20) para reclamar de uma situação que vem incomodando quem reside nas imediações. Segundo eles, os usuários de drogas retiram um gradil que dá acesso ao bosque e entram no local, e isso tem provocado uma série de problemas para os moradores.

“Tiraram a iluminação do bosque no ano passado, e agora tem um gradil aqui que eles [usuários de drogas] estão abrindo e entrando. O dia inteiro esse povo fumando pedra, e à noite estamos muito inseguros. Já liguei para a prefeitura e, até agora, ninguém resolveu nada”, afirmou um morador que não quis se identificar com medo de represálias dos usuários de drogas.

Segundo ele, uma noite dessas, um dos usuários tocou o seu interfone durante a madrugada. Outros moradores da região também já passaram por diversas situações inconvenientes. “É uma situação que está se agravando na medida em que o tempo passa. Precisamos de uma solução”, completou.

OBemdito entrou em contato com a prefeitura de Umuarama para saber quais obras estão sendo realizadas no bosque e quais ações serão tomadas para diminuir a insegurança dos moradores. No entanto, até a publicação desta reportagem, não havia resposta do setor responsável.

Já o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) disse que o órgão não recebeu nenhuma denúncia nos últimos dias a respeito desta situação. Entretanto, afirmou que enviaria uma equipe para o local para verificar a denúncia e fazer abordagens, se necessário.

“Não chegou nada ainda. Vou informar a equipe para fazer as orientações no local. Além disso, vou sugerir ao pessoal do departamento de obras para fechar o local e para a Guarda Municipal monitorar a região”, afirmou Roger Bruno Brambilla Giopato, coordenador do Centro Pop.

Conforme ele, em situações como esta, a orientação é para que os moradores entrem em contato com o Centro Pop, que fará a verificação o mais breve possível. “Nós orientamos para que as pessoas liguem para fazer a denúncia. Mas é importante que seja na hora em que presenciarem a situação, porque, se necessário, se for algo mais grave, acionamos também a Guarda Municipal”, finalizou.

O Centro Pop fica localizado na Avenida Rio de Janeiro, 4435, esquina com a Avenida Flórida, Zona I. Os telefones para contato são (44) 3906-1070, (44) 2030-3887 e (44) 9-8457-1260 (WhatsApp do Plantão). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. No fim de semana, somente pelo plantão.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Para onde vão as lâmpadas descartadas pelos umuaramenses? OBemdito responde

Lâmpada queimada não deve ir para o lixo comum. Veja 11 locais em Umuarama onde…

9 horas ago

Mulher avança com espeto contra pedestre e é contida com Taser em Umuarama

Segundo a PM, mulher de 49 anos apresentava sinais de surto e também tentou arremessar…

9 horas ago

Família comunica o falecimento de Augusta Maria de Jesus, aos 108 anos, moradora de Xambrê

Matriarca de cinco gerações morreu na madrugada deste domingo (23), após ser internada por complicações…

10 horas ago

INSS libera consignado sem biometria facial; veja o que muda

Aposentados e pensionistas que não possuem biometria nas bases do governo poderão autorizar empréstimos pelo…

10 horas ago

Homem cai de jet ski durante aniversário e desaparece em represa no Paraná

Vítima de 49 anos estaria comemorando a data com familiares quando caiu na água; bombeiros…

11 horas ago

IFPR de Umuarama emite nota de pesar por Gabriel, cão querido pela comunidade

Instituição publicou homenagem ao animal que fazia parte da rotina do campus e afirmou que…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais