Umuarama

Moradores da região do Bosque Xetá reclamam do uso de drogas e da falta de segurança no local

Moradores da Rua do Bosque, na região do Bosque do Xetá, entraram em contato com OBemdito nesta quinta-feira (20) para reclamar de uma situação que vem incomodando quem reside nas imediações. Segundo eles, os usuários de drogas retiram um gradil que dá acesso ao bosque e entram no local, e isso tem provocado uma série de problemas para os moradores.

“Tiraram a iluminação do bosque no ano passado, e agora tem um gradil aqui que eles [usuários de drogas] estão abrindo e entrando. O dia inteiro esse povo fumando pedra, e à noite estamos muito inseguros. Já liguei para a prefeitura e, até agora, ninguém resolveu nada”, afirmou um morador que não quis se identificar com medo de represálias dos usuários de drogas.

Segundo ele, uma noite dessas, um dos usuários tocou o seu interfone durante a madrugada. Outros moradores da região também já passaram por diversas situações inconvenientes. “É uma situação que está se agravando na medida em que o tempo passa. Precisamos de uma solução”, completou.

OBemdito entrou em contato com a prefeitura de Umuarama para saber quais obras estão sendo realizadas no bosque e quais ações serão tomadas para diminuir a insegurança dos moradores. No entanto, até a publicação desta reportagem, não havia resposta do setor responsável.

Já o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) disse que o órgão não recebeu nenhuma denúncia nos últimos dias a respeito desta situação. Entretanto, afirmou que enviaria uma equipe para o local para verificar a denúncia e fazer abordagens, se necessário.

“Não chegou nada ainda. Vou informar a equipe para fazer as orientações no local. Além disso, vou sugerir ao pessoal do departamento de obras para fechar o local e para a Guarda Municipal monitorar a região”, afirmou Roger Bruno Brambilla Giopato, coordenador do Centro Pop.

Conforme ele, em situações como esta, a orientação é para que os moradores entrem em contato com o Centro Pop, que fará a verificação o mais breve possível. “Nós orientamos para que as pessoas liguem para fazer a denúncia. Mas é importante que seja na hora em que presenciarem a situação, porque, se necessário, se for algo mais grave, acionamos também a Guarda Municipal”, finalizou.

O Centro Pop fica localizado na Avenida Rio de Janeiro, 4435, esquina com a Avenida Flórida, Zona I. Os telefones para contato são (44) 3906-1070, (44) 2030-3887 e (44) 9-8457-1260 (WhatsApp do Plantão). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. No fim de semana, somente pelo plantão.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

33 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

1 hora ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais