Umuarama

Umuarama: Carpinejar aborda cuidado de si, do outro e do planeta em palestra a professores

Professores da rede pública da cidade e região, bem como da área territorial de Cianorte, vieram ao Centro Cultural Vera Schubert para seminário voltado aos educadores com o tema “Sustentabilidade na Prática Pedagógica – O cuidado de si, do outro e do planeta”, promovido pela Itaipu Binacional com o apoio da Prefeitura de Umuarama. O ponto alto foi a palestra com o escritor, jornalista, ator e influenciador digital gaúcho Fabrício Carpinejar, um dos mais requisitados no país.

O teatro da Fundação Cultural ficou lotado para o evento, que se estendeu das 14h às 17h. Além de jornalista premiado, Carpinejar é professor e tem mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais. É um dos escritores mais reconhecidos no Brasil, com 51 livros publicados e mais de 20 prêmios literários.

O projeto da Itaipu tem foco na educação de qualidade, nas ações contra a mudança global no clima, parcerias e meios de implementação de projetos e principalmente na sustentabilidade. O assessor da Diretoria de Coordenação da binacional, Natalino Bastos dos Santos, que representou o diretor-geral Ênio Verri no seminário, explicou que o projeto faz parte do plano de expansão da Itaipu para atuação em todos os 399 municípios do Paraná – além de outras cidades no sul do Mato Grosso do Sul.

“O projeto amplia a visão estratégica da companhia, que além da missão de gerar energia limpa. Na esteira das preocupações ambientais, do manejo do lago da usina e da defesa da sustentabilidade está o cuidado com as pessoas e com o planeta”, explica o assessor. E para ampliar as ações diante dessa preocupação social, uma das iniciativas foi levar um seminário para professores com foco também no cuidado de si mesmo.

Para a direção da Itaipu, estando bem consigo mesmo o professor pode cuidar melhor dos alunos e desenvolver melhor os princípios da sustentabilidade, o que produz impacto positivo na preservação ambiental e, indiretamente, na qualidade do lago que movimenta as turbinas da usina, assegurando a geração de energia para o futuro.

O seminário percorre todo o Estado, dividido em 11 regiões, e também o vizinho Mato Grosso do Sul. Depois de Umuarama, Carpinejar levará suas ideias, vivências e conceitos para Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, nos próximos dias.

A secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, e a primeira-dama Dulce Barreiros Pozzobom – representando o prefeito Celso Pozzobom – prestigiaram o evento, que teve apoio da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) e ampla participação de professores da rede municipal de Umuarama.

Representantes de todos os municípios presentes ao seminário foram presenteados com o livro ‘Os caminhos da Educação Ambiental na Itaipu Binacional’. “É uma tarde memorável. Agradeço à Itaipu por estender suas ações ao Noroeste e outras regiões do Paraná. Em Umuarama já tivemos a carreta com a Expedição do Conhecimento, teatro com o ator Paulo Betti, um grande projeto de combate à dengue junto às escolas e agora este seminário. A educação é ferramenta de transformação e a Itaipu é uma parceira fundamental de nossa cidade”, afirmou.

Para a primeira-dama Dulce Pozzobom, é uma alegria receber o escritor Fabrício Carpinejar no mês do 69º aniversário da cidade. “Trago um abraço do prefeito Celso e um agradecimento à Itaipu por tantas ações pela qualidade de vida da população, um trabalho grandioso que vai além de gerar energia. Umuarama está de portas abertas para novas ações e parcerias”, apontou, parabenizando a todos os presentes e aos organizadores.

MAL CONTEMPORÂNEO’

Dentro do ciclo ‘Governança participativa para a sustentabilidade”, que percorre cidades do Paraná, o escritor e professor Carpinejar levou ao público reflexões sobre o papel da educação na transformação social e na preservação do planeta. “Qual é o grande mal contemporâneo?”, questionou.

“A pressa. A pressa gera grosseria, descaso. Se você tem pressa, não vai recolher o papel no chão ou limpar a areia quando sai da praia. Você acredita que está ganhando tempo com a pressa e não, você está perdendo o seu próprio mundo”, afirmou.

Para contrapor a correria, Carpinejar defende o cuidado (consigo mesmo, com o outro e com o planeta) e a gentileza, fugindo da armadilha de tentar fazer tudo ao mesmo tempo. “Precisamos recuperar uma visão monotemática. Como o mundo digital é veloz, abrupto e asfixiante, nós nunca estamos onde o nosso corpo está. É como se fossemos uma ausência permanente. Tanto que a gente está tendo dificuldades com a memória, não exercita mais a memória. Se você não tem memória, não tem saudade; a saudade é resultado da memória”, apontou.

“O objetivo desse ciclo é começar a construir uma cultura de defesa do meio ambiente e uma compreensão de que os professores são agentes dessa transformação”, afirmou Enio Verri, citando a crise climática, tragédias como as enchentes no Rio Grande do Sul e a urgência que o tema ganhou nos últimos anos. “Ninguém melhor que o professor para gerar as mudanças que o mundo precisa”, completou.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais