Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Promessas do futebol: irmãos de Umuarama se destacam nas categorias de base do Vasco

Bruno Lopes está no Sub-17 com contrato profissional e Matheus Lopes joga no Sub-15 com contrato de formação

Fotos: Arquivo Pessoal
Promessas do futebol: irmãos de Umuarama se destacam nas categorias de base do Vasco
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 20 de junho de 2024 às 19h48 - Modificado em 21 de junho de 2024 às 08h01
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
Porto Camargo
Cupom Local

Os irmãos Bruno Lopes, 16 anos, e Matheus Lopes, 14 anos, estão jogando profissionalmente no Vasco, time do Rio de Janeiro. Naturais de São Paulo, mudaram-se para Umuarama em 2018 com os pais, Diego Ferreira, 39 anos, e Vanessa Cristina Guastalli Lopes Ferreira, 45 anos, após a transferência do pai pela empresa onde trabalha.

OBemdito conversou com a família, que revelou que os meninos demonstraram interesse pelo futebol desde os 5 anos, acompanhando os pais em partidas amadoras de futebol e futevôlei. Atualmente, Bruno está no Sub-17 com contrato profissional, e Matheus joga no Sub-15 com contrato de formação, ambos até 2027.

“A minha vontade de jogar futebol começou como uma brincadeira de criança e foi ficando mais séria a cada ano. Minha mãe sempre me levava para os treinos e meu pai sempre me incentivou a seguir no esporte, porque ele também foi jogador de futebol. Então eu quis seguir essa carreira e agora virou meu trabalho e meu sonho”, disse Bruno.

“Desde criança, sempre gostei de futebol. Meu pai e minha mãe sempre me apoiaram em tudo, e isso me motiva todo dia”, relatou Matheus.

Whatsapp Image 2024 06 19 At 11.36.58 2

Vanessa e Diego relataram que o apoio recebido em Umuarama foi crucial para o desenvolvimento profissional dos jovens.

“Foram pessoas de Umuarama que abriram as portas para eles, deram a base e ajudaram os meninos a estarem onde estão. Eu falo que Deus preparou tudo para eles ficarem juntos e cuidarem um do outro”, disse a mãe.

“Temos muita gratidão ao professor Miltão e ao Bruno Picolé por terem acolhido os meninos no futebol de campo de Umuarama”, completou o pai.

Os jovens também falaram sobre suas expectativas e sonhos, além das dificuldades de viver longe dos pais.

“Meu sonho sempre foi jogar no Real Madrid, porque é o maior clube do mundo. A parte que eu mais gosto é o futebol, porque isso é um sonho. A parte que eu menos gosto é morar longe da família, as grandes responsabilidades desde muito novo”, relatou Bruno.

Whatsapp Image 2024 06 19 At 11.36.55

“Meu sonho desde criança sempre foi jogar no Barcelona, fazer o melhor e dar uma vida excelente para meus pais. Jogar e vencer é uma sensação inexplicável. A pior parte é a derrota, mas é essencial para nosso crescimento. Ficar longe da família também é difícil, mas vale a pena”, disse Matheus.

Whatsapp Image 2024 06 19 At 11.36.57 (1) 2

Os irmãos expressaram orgulho por chegarem ao Vasco. “É uma enorme responsabilidade vestir a camisa de um time gigante. É uma honra vestir a camisa do Vasco da Gama e sempre vou respeitar a grandeza desse time”, disse Bruno. Matheus complementou: “É uma sensação muito boa, representar o Vasco não é para qualquer um, estou muito feliz”.

Whatsapp Image 2024 06 19 At 11.36.56 (1) 2

Os pais contaram que os jovens moram no alojamento em São Januário, no Rio de Janeiro, onde também estudam. O Vasco foi o primeiro clube do Brasil a ter essa infraestrutura para formar jovens talentos. Os adolescentes frequentam escolas particulares custeadas pelo clube.

“É o sonho de todo menino estar lá. A estrutura que oferecem é espetacular, com toda infraestrutura para dar suporte. Tudo muito seguro”, explicou o pai.

Whatsapp Image 2024 06 19 At 11.36.57 (3) 2

Currículo dos jovens

Bruno iniciou sua carreira aos 5 anos na escolinha AITEC de Tupã (SP). Em Umuarama, jogou futsal no Camisa 10 com o professor Gaspar e futebol de campo por Perobal, sendo campeão da Copa Assis em 2018, que abriu portas para chegar ao Vasco, onde iniciou sua carreira profissional em janeiro de 2023. Matheus também começou na AITEC aos 5 anos e jogou no futsal do professor Marcão, além de futebol de campo com os professores Miltão e Bruno Picolé. Após testes no Vasco, foi aprovado e se apresentou em janeiro deste ano no clube carioca.

Viralizou

Bruno marcou um golaço no segundo jogo da final da Copa Rio Sub-17, contra o Flamengo, na segunda-feira (17). Ele abriu o placar com um gol do meio do campo aos 42 minutos do primeiro tempo em São Januário. O vídeo viralizou e já tem mais de 2 milhões de visualizações nas redes sociais.

Whatsapp Image 2024 06 19 At 11.36.55 (1)
Whatsapp Image 2024 06 19 At 11.36.57 (2) 2

Leia também

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo