Prefeito Luiz Sorvos positiva para Covid no intervalo entre doses da vacina
O prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos, informou em suas redes sociais na tarde desta segunda-feira (19) que foi positivado […]
O prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos, informou em suas redes sociais na tarde desta segunda-feira (19) que foi positivado para a Covid-19. Ele disse que apresenta os sintomas moderados da infecção, como dores pelo corpo, mas passa bem. Nos próximos dias Sorvos seguirá despachando de casa.
“Peço a compreensão de todos. Em breve voltaremos à vida normal”, escreveu o prefeito, que há poucos dias recebeu a primeira dose de uma das vacinas disponibilizadas pelo Plano Nacional de Imunização.
A esposa do prefeito, Angela Sorvos, que também atua na administração do município, não apresenta sintomas da doença. Ela ainda não foi vacinada. Com medida preventiva, também se afastou das atividades no prédio do Executivo e manterá os trabalhos de forma remota.
Os médicos infectologistas esclarecem que a primeira dose da vacina não garante proteção imediata contra o vírus da Covid-19. Ao receber o imunizante o corpo é exposto aos antígenos, substâncias que desencadeiam a produção de anticorpos, em um processo que pode levar de duas a três semanas.
A segunda dose, aplicada 14 dias depois da primeira, consolida a defesa e estimula ainda mais a proteção de anticorpos específicos, consolidando a memória imunológica. Mesmo quem toma as duas doses ainda pode ter Covid-19, porém de forma mais branda, sem a necessidade de internamento ou terapia intensiva.