Sicred
Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Redação Publisher do OBemdito

Guarda Municipal registra 210 atendimentos em maio; patrulha escolar contabiliza 140 ações

No ranking de ocorrências, destacam-se as pessoas que relatam terem sido importunadas ou ameaçadas por usuários de drogas ou mendicantes

Foto: PMU
Foto: PMU
Guarda Municipal registra 210 atendimentos em maio; patrulha escolar contabiliza 140 ações
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de junho de 2024 às 11h54 - Modificado em 5 de junho de 2024 às 11h55
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Cupom Local
Porto Camargo
Atlanta Pneus
Lançoni

A atuação da Guarda Municipal de Umuarama é reconhecida pela sociedade como fundamental, constante e importante para a manutenção da paz e da segurança na cidade. O telefone 153 é sempre lembrado nos momentos em que o cidadão necessita de apoio ou proteção. Durante o mês de maio, o efetivo dessa força de segurança atendeu a nada menos que 210 ocorrências.

As denúncias de pessoas que se sentiram ameaçadas ou foram importunadas por indivíduos em situação de rua, usuários de drogas, mendicantes e/ou embriagados, lideraram com 39 chamados, seguidas pelas ações para controle do tráfego e interdições de vias, com 15 chamados.

Em terceiro lugar, com 11 chamadas cada, ocorreram três situações: abordagem para averiguação de suspeitos, encaminhamentos para o Hospital Santa Cruz e denúncias sobre veículos estacionados de forma irregular.

Na quarta posição em número de ocorrências, houve um empate, com 9 chamadas, entre as denúncias de pessoas em atitude suspeita próximas a residências ou estabelecimentos comerciais e casos de perturbação de sossego. Em quinto lugar, estão os atendimentos para averiguação de situações em escolas e CMEIs, totalizando 7 chamados.

Posteriormente, foram registradas denúncias de trânsito sobre direção perigosa, com 6 chamadas, e os atendimentos envolvendo animais em geral e ocorrências na antiga estação rodoviária, cada um com 5 chamadas.

A GMU é uma divisão estratégica da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e seus agentes dedicam-se a garantir não só a segurança do patrimônio público, como também oferecem apoio aos cidadãos, além de trabalhar em conjunto com as forças de segurança do município, como as polícias Civil, Militar, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e o Samu.

O diretor Valdiney Roberto Rissato, comandante da corporação, comenta que os destaques do mês foram a apreensão de um veículo adulterado e o encaminhamento à Delegacia da Polícia Civil de uma pessoa presa em flagrante por furto.

“Também atendemos a 46 ordens de serviço solicitadas oficialmente, casos de violência contra a mulher, vias de fato, veículos abandonados, ocorrências diversas (nos bosques, no aeroporto, no cemitério e no Pronto Atendimento) e busca por pessoas desaparecidas ou desorientadas”, enumera.

A Guarda Municipal também disponibiliza uma viatura para atendimento a estabelecimentos da rede pública de ensino (escolas e CMEIs), conhecida como Patrulha Escolar. No relatório referente aos atendimentos do mês de maio de 2024, constam 11 atividades repressivas (quatro autuações de trânsito, duas situações de agressões entre alunos, abordagem em frente às escolas, ameaças, encaminhamento ao Conselho Tutelar, invasão da escola e má conduta).

Já entre as atividades preventivas, foram 131 ocorrências: 61 visitas, 38 acompanhamentos de entradas e saídas das escolas, oito intervalos, sete acompanhamentos externos, cinco orientações a alunos, duas a pais e uma a diretor de escola, além de nove atividades educativas de trânsito com alunos e mais sete sessões do Projeto Bate-Papo.

“Por meio deste estreitamento de relacionamento entre a Guarda Municipal e a comunidade escolar, vamos conseguir formar cidadãos mais conscientes e, consequentemente, uma cidade melhor”, analisa Rissato.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo