Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Umuarama 69 anos
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Moradora do Verde Vale reclama da falta de coleta de lixo no bairro

No último dia 27, a prefeitura havia rescindido o contrato com a empresa que fazia a coleta do lixo na cidade. A nova prestadora do serviço começou nesta segunda-feira

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Moradora do Verde Vale reclama da falta de coleta de lixo no bairro
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 3 de junho de 2024 às 11h43 - Modificado em 3 de junho de 2024 às 11h54
Cupom Local
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
Lançoni
9 Espetaria
Porto Camargo

Uma moradora da Avenida Vitória, no Jardim Verde Vale, entrou em contato com OBemdito nesta manhã de segunda-feira (03) para reclamar da falta de coleta de lixo. Conforme Lígia Cristina Cavagnino, há mais de sete dias que não são coletados os resíduos no bairro.

“A última vez que recolheram foi na segunda passada. Na minha casa está com lixo acumulado. Já na minha vizinha, já começou a aparecer bicho, porque tem resto de comida. O problema é que daqui a pouco vai começar a cheirar mal”, afirmou.

Segundo ela, a vizinha teria entrado em contato com a prefeitura de Umuarama para reclamar da situação e teria sido informada de que o município está sem ninguém para fazer a coleta dos resíduos. “Ela ligou hoje pela manhã na prefeitura e disseram que não tem ninguém para recolher”, contou.

Dsc 4800

Contestado Resíduos

No último dia 27, a prefeitura de Umuarama rescindiu o contrato com a empresa Contestado Resíduos, que era responsável por fazer a coleta de lixo na cidade. A rescisão veio após a abertura de um procedimento administrativo, após a constatação de repetidos descumprimentos contratuais e irregularidades na execução dos serviços de coleta manual de resíduos domiciliares.

Além das questões operacionais, a empresa também enfrentou notificações do Ministério Público do Trabalho devido às precárias condições de trabalho oferecidas aos seus funcionários.

Contratação Emergencial

A nova empresa que fará o serviço de coleta de lixo será a Transresíduos Ambiental S/A, de Curitiba, com filiais em várias cidades do estado. A contratação da empresa foi feita de forma emergencial, conforme consta no Contrato de Prestação de Serviços N° 187/2024 publicado no último dia 30 no Diário Oficial do Município.

De acordo com a publicação, a empresa foi contratada de forma emergencial pelo valor de R$ 4.776.431,04. A vigência do contrato é do dia 01/06/2024 a 01/12/2024. Apesar disso, não há mais detalhes sobre a classificação da empresa, que teria participado do processo anterior de licitação, e quais os critérios usados para a escolha.

Início dos trabalhos

A Transresíduos Ambiental começou o serviço nesta manhã de segunda-feira (03). Um dos caminhões com quatro garis foi visto fazendo o recolhimento de lixo na região do Alto São Francisco.

OBemdito fez contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Umuarama para saber quando será normalizado o serviço na cidade, mas até o momento da publicação desta reportagem, ainda não havia resposta sobre os questionamentos.

Dsc 4812

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Pós Unialfa
Porto Camargo
Uvel