Umuarama

Ciclo de ações de combate à dengue é concluído nos distritos, mas continua na cidade

Cerca de 40 agentes de combate a endemias (ACE) do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental realizaram um ‘arrastão’ nas residências do distrito de Santa Eliza, nesta quarta-feira, 29, para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A varredura incluiu casas, comércios, terrenos e espaços públicos, bem como o cemitério local.

“Encontramos cinco focos para larvas do mosquito, que foram eliminadas, e aproveitamos a ação para orientar a população de Santa Eliza sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação e, desta forma, combater o avanço da dengue”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental, Taila Biaca Crivelaro.

A equipe realizou vistoria em 450 imóveis, incluindo a Vila Rural Pedro Urquia. O trabalho concluiu o ciclo de visitas a imóveis nos distritos de Umuarama, que teve ações em Vila Nova União, Roberto Silveira, Lovat e Serra dos Dourados, além de Santa Eliza. Uma nova etapa de vistorias será iniciada no próximo mês. “A luta contra a dengue precisa ser constante e contamos com a colaboração da população”, completou a coordenadora.

Nos bairros de Umuarama os agentes conduzem o trabalho de vistorias com base nos índices de notificações de casos suspeitos da doença e também de acordo com os dados de infestação predial (IIP) apurados no último Levantamento de Índice Rápido para Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa), realizado entre os dias 6 a 10 de maio.

Na terça-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo boletim confirmando mais 51.897 notificações de suspeita de dengue em todo o Estado, além de 37.221 novos casos da doença e 34 óbitos. Desde o início do período epidemiológico (julho de 2023), o Paraná contabiliza 771.442 notificações, 431.012 casos e 358 mortes em decorrência da dengue.

Em Umuarama o último boletim da Secretaria de Saúde conformou a terceira morte devido a complicações da dengue, dentre sete óbitos em investigação (um foi descartado e três continuam em análise).

Em maio já foram confirmados 2.062 casos da doença e no período epidemiológico são 7.756 positivos, acumulados desde 30 de julho passado. Há ainda 310 casos de pessoas com suspeita de dengue e 6.909 suspeitas foram descartadas, do total de 14.775 notificações registradas no período.

Foto: Assessoria PMU

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

20 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais