Fotos: Danilo Martins/OBemdito
A Casa da Paz iniciou a tradicional venda do bolo de Santo Antônio, conhecido como o “Santo Casamenteiro” da fé católica. Neste ano, a tradição terá uma pequena alteração: ao invés da entrega ser feita até o 13º dia de Junho, que cairá em uma quinta-feira, os bolos estarão disponíveis até o domingo (16), emendando com a festa realizada pelo santuário.
“Nosso objetivo é manter viva essa tradição que já é tão querida pelos fiéis”, disse Silvia Ribeiro Martins, presidente da Casa da Paz, responsável pela produção dos bolos. “Começamos a produção no dia 20 deste mês com o esforço da equipe e dos voluntários.”
A expectativa é que neste ano sejam vendidas 4 mil unidades, superando as vendas do ano anterior que ultrapassaram 3,5 mil. Além disso, mais de 1 mil medalhinhas foram adquiridas para serem colocadas aleatoriamente dentro dos pedaços de bolos.
A tradição determina que o sortudo que encontrar a medalha do rei franciscano irá se casar em breve ou alcançará uma graça por intercessão do santo. A origem desta tradição remonta à época em que Santo Antônio viveu.
Segundo a história, as noivas tinham que pagar dote para a família do noivo, o que tornava as mais humildes menos propensas a conseguir um bom casamento. Santo Antônio, pertencente a uma família abastada, costumava pagar esses dotes, o que popularizou ainda mais sua devoção entre os fiéis.
As vendas dos bolos servirão para custear as despesas da Casa da Paz, que é responsável pelo acolhimento e direcionamento de 148 crianças e jovens carentes. A entidade oferece biblioteca, brinquedoteca, refeitório com cozinha, salas de audiovisual, música, karatê e oficinas, além de um campo de futebol com arquibancada e um parquinho com diversas atrações.
As atividades incluem arte e cultura, esporte e lazer, informática, inglês e apoio escolar, tudo de forma gratuita.
Cada pedaço do bolo de Santo Antônio custa R$ 5 e pode ser adquirido no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, após as missas, localizado na Avenida Liberdade, 2980, no Jardim Panorama; na sede da Casa da Paz, na Rua Mimosa, 3172; ou no Bazar Permanente da Casa da Paz, na Avenida Rio de Janeiro, 4453.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais