Fotos: Danilo Martins/OBemdito
A Casa da Paz iniciou a tradicional venda do bolo de Santo Antônio, conhecido como o “Santo Casamenteiro” da fé católica. Neste ano, a tradição terá uma pequena alteração: ao invés da entrega ser feita até o 13º dia de Junho, que cairá em uma quinta-feira, os bolos estarão disponíveis até o domingo (16), emendando com a festa realizada pelo santuário.
“Nosso objetivo é manter viva essa tradição que já é tão querida pelos fiéis”, disse Silvia Ribeiro Martins, presidente da Casa da Paz, responsável pela produção dos bolos. “Começamos a produção no dia 20 deste mês com o esforço da equipe e dos voluntários.”
A expectativa é que neste ano sejam vendidas 4 mil unidades, superando as vendas do ano anterior que ultrapassaram 3,5 mil. Além disso, mais de 1 mil medalhinhas foram adquiridas para serem colocadas aleatoriamente dentro dos pedaços de bolos.
A tradição determina que o sortudo que encontrar a medalha do rei franciscano irá se casar em breve ou alcançará uma graça por intercessão do santo. A origem desta tradição remonta à época em que Santo Antônio viveu.
Segundo a história, as noivas tinham que pagar dote para a família do noivo, o que tornava as mais humildes menos propensas a conseguir um bom casamento. Santo Antônio, pertencente a uma família abastada, costumava pagar esses dotes, o que popularizou ainda mais sua devoção entre os fiéis.
As vendas dos bolos servirão para custear as despesas da Casa da Paz, que é responsável pelo acolhimento e direcionamento de 148 crianças e jovens carentes. A entidade oferece biblioteca, brinquedoteca, refeitório com cozinha, salas de audiovisual, música, karatê e oficinas, além de um campo de futebol com arquibancada e um parquinho com diversas atrações.
As atividades incluem arte e cultura, esporte e lazer, informática, inglês e apoio escolar, tudo de forma gratuita.
Cada pedaço do bolo de Santo Antônio custa R$ 5 e pode ser adquirido no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, após as missas, localizado na Avenida Liberdade, 2980, no Jardim Panorama; na sede da Casa da Paz, na Rua Mimosa, 3172; ou no Bazar Permanente da Casa da Paz, na Avenida Rio de Janeiro, 4453.
Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…
Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…
Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…
Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…
Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…
Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais