Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Sicred
Lançoni
Foto: Reprodução
Redação Publisher do OBemdito

Câmera grava homem praticando importunação sexual em supermercado de Cruzeiro do Oeste

A mãe percebe o que aconteceu, tenta proteger sua filha e sofre uma tentativa de agressão

Câmera grava homem praticando importunação sexual em supermercado de Cruzeiro do Oeste
Redação - OBemdito
Publicado em 23 de maio de 2024 às 12h08 - Modificado em 23 de maio de 2024 às 14h02
Porto Camargo
Cupom Local
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Lançoni
Gastro Umuarama

Um homem foi flagrado por uma câmera de segurança passando a mão nas nádegas de uma mulher dentro de um mercado, na noite da última terça-feira (21), em Cruzeiro do Oeste. Nas imagens, é possível ver duas mulheres realizando compras juntas (elas são mãe e filha).

Ao saírem do estabelecimento, passam pelo homem trajando camiseta verde escura e usando capacete branco com vermelho. Ele comete o crime contra a primeira delas. A mãe percebe o ocorrido, tenta defender a filha e acaba sofrendo uma tentativa de agressão por parte do homem, que ameça chutá-la.

OBemdito entrou em contato com o Delegado de Cruzeiro do Oeste, Leonardo Queirós Araújo, que explicou que “o fato ocorreu em um supermercado no bairro Jardim Cruzeiro. A vítima até o momento não compareceu à Delegacia, mas as investigações já estão em curso”.

Em vídeo, o delegado explicou que já foi realizada a oitiva de uma testemunha que relatou os fatos, porém a identidade do autor e da vítima ainda estão sob investigação. Ele também pediu à população que auxilie na identificação do autor e da vítima para que ele possa responder pelo crime.

Qualquer denúncia pode ser feita anonimamente através do número 181, pelo telefone da Delegacia responsável pelo caso (44) 3676-1684 ou através do Instagram da 17ª DRP de Cruzeiro do Oeste @delegaciacruzeiroo.

Importunação sexual

O caso caracteriza-se como importunação sexual, crime previsto na legislação brasileira. De acordo com a Lei nº 13.718, incluída no Código Penal em 2018, é considerado importunação sexual “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou de terceiro”. Esse tipo de abuso gera constrangimento, desrespeito, indignação e traumas.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, o Brasil registrou pelo menos 52 denúncias diárias de importunação sexual. Esse número, no entanto, não reflete a real dimensão do problema, pois muitos casos não são formalmente denunciados.

Ao ser vítima de importunação sexual ou presenciar o crime, a pessoa pode acionar a Guarda Municipal e procurar delegacias especializadas e comuns, como a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a Delegacia de Polícia, para registrar o boletim de ocorrência. Também é possível fazer a denúncia pelo telefone, ligando para o 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190 (Polícia Militar).

Operação Mulher Segura

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná lançou, no dia 22 de abril, a Operação Mulher Segura, com o objetivo de garantir a segurança das mulheres.

A ação que acontecerá até setembro inclui palestras, reforço no cumprimento de mandados judiciais contra agressores, visitas às vítimas e aos agressores para acompanhamento das ocorrências, além do monitoramento daqueles já acusados ou condenados por violência contra a mulher.

As palestras são ministradas por policiais e outros profissionais, abordando temas como prevenção de crimes, enfrentamento da violência doméstica, empoderamento e autodefesa. Também haverá palestras destinadas ao público em geral sobre a conscientização no combate à violência contra a mulher.

Nesta quinta-feira (23), o 25º Batalhão de Polícia Militar realizará uma palestra gratuita no centro de eventos Prefeito Alexandre Ceranto, em Umuarama, às 19h30, com a participação de diversas autoridades do município.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo