Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade (7 votos a 0), absolver o senador paranaense Sergio Moro (União Brasil) das acusações de abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e caixa dois na pré-campanha eleitoral de 2022. Dessa forma, o ex-juiz permanece no cargo até 31 de janeiro de 2031.
Terceira a votar, a ministra Carmen Lucia concordou com o relator e enfatizou a necessidade de separar o indivíduo em julgamento da sua postura como político e candidato a um cargo eletivo.
Na sequência, o ministro Nunes Marques afirmou que, considerando o contexto, não houve abuso de poder econômico. Com seu voto, a corte formou maioria para rejeitar os recursos apresentados pelos partidos PT, de Lula, e PL, de Bolsonaro. Os ministros Raul Araújo e Isabel Gallotti também acompanharam o relator com votos breves.
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, ressaltou que Moro era uma figura pública reconhecida e que alguns gastos, como os com segurança, não podem ser considerados eleitoreiros, devido ao seu histórico como ministro da Justiça e ex-juiz. Assim, Moraes também seguiu o relator, encerrando o julgamento com um placar unânime de 7 a 0.
O TSE havia suspendido a primeira sessão do julgamento de Sergio Moro (União Brasil-PR) na última quinta-feira (16). Os partidos PT e PL apresentaram recursos em 22 de abril. Durante a sessão, o relator Floriano de Azevedo Marques leu o relatório da ação, mas a sessão não foi concluída devido ao horário. O presidente Alexandre de Moraes suspendeu o julgamento, que foi retomado e finalizado nesta terça-feira (21).
OBemdito com Ric
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais