Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Umuarama 69 anos
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: 14 novos agentes de combate a endemias começam a atuar em toda a cidade

Equipes da Secretaria de Saúde de Umuarama vão receber profissionais para ajuda no combate à dengue

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Umuarama: 14 novos agentes de combate a endemias começam a atuar em toda a cidade
Redação - OBemdito
Publicado em 21 de maio de 2024 às 17h54 - Modificado em 21 de maio de 2024 às 17h54
Lançoni
Atlanta Pneus
Cupom Local
9 Espetaria
Porto Camargo
Gastro Umuarama

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Umuarama acaba de ganhar reforço com a contratação de 14 novos Agentes de Controle e Combate a Endemias (ACE), que vão atuar diretamente no Serviço de Vigilância Ambiental.

Os profissionais passaram por capacitação especial na manhã desta terça-feira (21) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e já estão a campo, reforçando o trabalho principalmente de combate à dengue, que colocou o município em estado de alerta.

Além de receberem orientações para a execução das suas atribuições, os agentes receberam uma mochila contendo materiais de identificação e de trabalho. Taila Biaca Crivelaro, coordenadora da Vigilância Ambiental, conta que na reunião os ACE conheceram suas obrigações, responsabilidades e dificuldades que poderão enfrentar no dia a dia.

“Em sua rotina de trabalho, eles devem ter uma abordagem respeitosa nas visitas às residências, aprenderam sobre a importância da função do agente no combate a endemias e o suporte que eles terão do município”, afirmou.

Representantes da equipe de animais peçonhentos da Vigilância Sanitária também apresentaram dados sobre o tema. “Vocês já precisam preparar-se para o enfrentamento dos animais peçonhentos, especialmente de escorpiões, taturanas, cobras, aranhas e outros, que chegam com o fim do inverno e a proximidade do verão. Nesse período o número de acidentes com animais peçonhentos costuma aumentar e, desta forma, a Vigilância Ambiental mantém-se alerta e convoca a população para manter os terrenos limpos e evitar o acúmulo de entulhos”.

O secretário de Saúde, Edson dos Santos Souza, ressalta que os agentes são mais do que importantes, pois levaram de porta em porta a preocupação que o município tem com a saúde da população.

“Os agentes recebem muitas cobranças, o que é normal, pois somos acompanhados pela Secretaria de Estado da Saúde, prestamos contas das nossas atividades e estamos em contato direto com a comunidade. Nossas ações são planejadas, coordenadas e realizadas de forma a proteger ao máximo as famílias”, definiu.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel