Lançoni
Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Três caminhões carregados com água devem sair de Umuarama para o Rio Grande do Sul nesta quinta

A triagem e organização das doações está contando com a ajuda da comunidade e de integrantes do Tiro de Guerra

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Três caminhões carregados com água devem sair de Umuarama para o Rio Grande do Sul nesta quinta
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 9 de maio de 2024 às 15h38 - Modificado em 9 de maio de 2024 às 17h45
Cupom Local
Atlanta Pneus
Lançoni
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Porto Camargo

Mais três caminhões carregados com água devem sair de Umuarama para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (9). OBemdito conversou com o Major Andrey Falkiner, do 6º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, na tarde de hoje e ele explicou que os donativos já estão organizados em pallets e sendo acomodados em um dos caminhões.

Outros dois veículos devem chegar ao quartel nas próximas horas e também serão carregados para seguir ainda hoje para ajudar os gaúchos, que sofrem com um dos piores desastres climáticos da história do país.

O trabalho de triagem e organização das doações que chegam ao quartel dos bombeiros de Umuarama está contando com a ajuda de voluntários da comunidade e de integrantes do Tiro de Guerra 05.012. Além disso, o supermercado Planalto cedeu uma empilhadeira que está sendo usada para colocar os pallets nos caminhões.

O Major Falkiner disse que os fardos de água estão sendo transportados em caminhões com a carroceria aberta e a prioridade é colocar alimentos e outros itens em caminhões-baú. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os empresários e donos de caminhões que estão se disponibilizando a transportar os donativos para o Rio Grande do Sul, de forma voluntária.

“Na quarta-feira tivemos uma grande rede de voluntários nos ajudando com o envio das cargas. Queremos agradecer toda a população, tanto pelas doações, como pelo voluntariado na organização e envio das cargas. Foi muito bonito ver todos ajudando”, disse Falkiner.

Neste momento as equipes estão precisando de doações de filme plástico Strech, que é utilizado para segurar as caixas ou fardos nos pallets. Duas empresas da cidade doaram rolos deste tipo de filme plástico (que é mais largo), porém, a doação não deve ser suficiente para todas as cargas que serão enviadas.

MAIS VOLUNTÁRIOS

O comandante do Corpo de Bombeiros explicou que as pessoas que quiserem continuar ajudando na triagem das doações e organização podem ir ao quartel. A unidade também segue recebendo donativos. A campanha foi prorrogada em todo o Paraná até o dia 22 de maio.

O Major Falkiner comentou que no momento há maior necessidade de itens de higiene pessoal, principalmente fraldas descartáveis para crianças e absorventes íntimos para mulheres, além de escova de dente, creme dental, desodorante, sabonete, entre outros.

O comandante ressaltou que nos próximos dias os gaúchos precisarão de muitos produtos de limpeza. “Quando baixar o nível da água e as pessoas começarem a voltar para suas casas, terão que fazer a limpeza desses imóveis, além de empresas, entre outros. Então será necessário muito material para limpeza, como água sanitária, desinfetante, panos, rodos, vassouras”, disse Falkiner.

Os bombeiros estão recebendo água, alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de colchões. Roupas e calçados devem ser direcionados para um barracão localizado na rua Leonildo Stecca, perto do Posto do Lago. Confira detalhes aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel