Foto: Danilo Martins/OBemdito
Maio é o último mês do ano para os contribuintes do Imposto de Renda destinem parte do tributo para os fundos municipais que atendem crianças, adolescentes e idosos. A campanha ‘Fica Leão’ busca segurar no próprio município uma parte dos recursos que são destinados ao governo federal por meio das declarações de renda.
A campanha é uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) e das secretarias municipais de Assistência Social e de Indústria, Comércio e Inovação, com a finalidade de assegurar parte do tributo recolhido por pessoa física e jurídica diretamente aos fundos que representam público-alvo, fomentando instituições e projetos sociais.
“Estão juntos nesta ideia os conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Pessoa Idosa (CMDI), o Sindicato dos Contabilistas de Umuarama (Sincouma), Sebrae e Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), com apoio da Universidade Paranaense (Unipar), Sanepar e empresas Destro e TK Acabamentos”, lembra a secretária da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi.
A destinação do imposto de renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais. O contribuinte – ou a empresa – pode destinar parte do seu imposto para ações de proteção a crianças e idosos e também incentivar atividades culturais, audiovisuais e desportivas. “É a participação cidadã em benefício de toda a sociedade, e sem custo algum”, lembra o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto.
O contribuinte pode destinar ao longo do ano até 6% do imposto para os fundos municipais, incentivo à cultura (Lei Rouanet), produção audiovisual e projetos relacionados a atividades desportivas. Os valores vão diretamente aos fundos para projetos previamente aprovados pelos órgãos competentes.
Outra opção é fazer a destinação na entrega da Declaração de Imposto de Renda. Neste caso, o contribuinte poderá destinar até 3% de imposto para os fundos de proteção à criança e adolescente e mais 3% para o fundo de proteção aos idosos. Esses valores são deduzidos do imposto de renda devido, ou seja, o contribuinte não paga nada a mais por isso.
Quem optar pela declaração de renda completa pode destinar de duas formas: pelo programa de declaração do imposto de renda pessoa física, quando do preenchimento da declaração no site da Receita Federal até a data limite de envio (entre os meses de março a maio) ou diretamente para os fundos ou contas de projetos aprovados nas leis de incentivo.
Se a empresa for tributada pelo lucro real, pode destinar até 10% do seu imposto de renda às mesmas atividades e fundos e ainda mais. Os valores serão deduzidos do imposto devido na contabilidade e escrituração da empresa, beneficiando os fundos especiais e incentivos culturais.
As destinações devem ser feitas direto aos fundos (criança e adolescente ou pessoa idosa) ou para as contas de projetos aprovados (lei de incentivo à cultura, audiovisual, esporte, Pronon e Pronas). Se a empresa optar pela destinação à conta do projeto deve pedir a documentação, sua respectiva publicação no diário oficial e confirmar sempre as listas de projetos que podem receber as destinações no âmbito municipal, estadual e federal.
Mais informações na Secretaria Executiva dos Conselhos – fones (44) 3906-1092 ou 98457-1109 (Whats) ou por e-mail: cmdca@umuarama.pr.gov.br (criança) e cmdi@umuarama.pr.gov.br (idoso).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais