Foto: Assessoria Norospar
Neste domingo, dia 5 de maio, em celebração ao Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, a equipe de farmácia da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Hospital Norospar realizou uma importante ação educativa para informar e conscientizar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre a importância do uso adequado de medicamentos.
A iniciativa visa destacar a relevância do uso racional de medicamentos na promoção da saúde e prevenção de danos aos pacientes. Franciele Quemel, farmacêutica responsável da Norospar, enfatizou a necessidade de marcar essa data e disse: “É essencial que as pessoas compreendam os riscos associados ao uso inadequado de medicamentos e saibam como utilizá-los de forma correta e segura.”
Foram distribuídos panfletos informativos contendo orientações e alertas sobre o de medicamentos. Os farmacêuticos também fizeram mini palestras e orientaram individualmente os pacientes internados.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso incorreto de medicamentos é uma preocupação global que pode resultar em sérios danos à saúde. Estatísticas revelam que aproximadamente metade dos medicamentos são prescritos, dispensados ou utilizados de forma inadequada, contribuindo para eventos adversos e até mesmo óbitos.
Nesse sentido, Franciele Quemel explicou que, para melhorar a segurança na prescrição, no uso e administração dos medicamentos, a instituição realiza a “conciliação medicamentosa” – uma prática rotineira no hospital. “Desde a internação, verificamos todos os medicamentos que o paciente está utilizando e comparamos com a prescrição médica. Também avaliamos as possíveis interações entre os medicamentos, evitando duplicidade e prevenindo efeitos colaterais”, destacou.
A farmacêutica ressaltou ainda que, durante toda a internação, os medicamentos prescritos pela equipe médica passam por rigorosos processos de checagem antes de serem administrados aos pacientes.
A ação educativa promovida pela equipe de farmácia do Hospital Norospar recebeu uma resposta positiva por parte dos participantes, que demonstraram interesse em aprender mais sobre o assunto e se comprometeram a seguir as recomendações fornecidas. Todas as fotos foram tiradas com autorização expressa, por escrito, dos pacientes e acompanhantes.
(Assessoria de Comunicação Norospar)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais