Norospar Promove Conscientização sobre o Uso Racional de Medicamentos
Neste domingo, dia 5 de maio, em celebração ao Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, a equipe de […]
Neste domingo, dia 5 de maio, em celebração ao Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, a equipe de farmácia da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Hospital Norospar realizou uma importante ação educativa para informar e conscientizar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre a importância do uso adequado de medicamentos.
A iniciativa visa destacar a relevância do uso racional de medicamentos na promoção da saúde e prevenção de danos aos pacientes. Franciele Quemel, farmacêutica responsável da Norospar, enfatizou a necessidade de marcar essa data e disse: “É essencial que as pessoas compreendam os riscos associados ao uso inadequado de medicamentos e saibam como utilizá-los de forma correta e segura.”
Foram distribuídos panfletos informativos contendo orientações e alertas sobre o de medicamentos. Os farmacêuticos também fizeram mini palestras e orientaram individualmente os pacientes internados.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso incorreto de medicamentos é uma preocupação global que pode resultar em sérios danos à saúde. Estatísticas revelam que aproximadamente metade dos medicamentos são prescritos, dispensados ou utilizados de forma inadequada, contribuindo para eventos adversos e até mesmo óbitos.
Nesse sentido, Franciele Quemel explicou que, para melhorar a segurança na prescrição, no uso e administração dos medicamentos, a instituição realiza a “conciliação medicamentosa” – uma prática rotineira no hospital. “Desde a internação, verificamos todos os medicamentos que o paciente está utilizando e comparamos com a prescrição médica. Também avaliamos as possíveis interações entre os medicamentos, evitando duplicidade e prevenindo efeitos colaterais”, destacou.
A farmacêutica ressaltou ainda que, durante toda a internação, os medicamentos prescritos pela equipe médica passam por rigorosos processos de checagem antes de serem administrados aos pacientes.
A ação educativa promovida pela equipe de farmácia do Hospital Norospar recebeu uma resposta positiva por parte dos participantes, que demonstraram interesse em aprender mais sobre o assunto e se comprometeram a seguir as recomendações fornecidas. Todas as fotos foram tiradas com autorização expressa, por escrito, dos pacientes e acompanhantes.
(Assessoria de Comunicação Norospar)