Secretaria Municipal de Assistência Social alerta beneficiários do Bolsa Família sobre golpe
A Secretaria Municipal de Assistência Social alerta a população para uma tentativa de golpe que vem sendo encaminhada para usuários […]
A Secretaria Municipal de Assistência Social alerta a população para uma tentativa de golpe que vem sendo encaminhada para usuários cadastrados nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em Umuarama. Golpistas tentam obter dados de beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) com o envio de link malicioso pelo celular e a ameaça de suspensão do benefício, caso não seja realizado o recadastramento.
Nem o governo nem a Caixa Econômica Federal não enviam links para os beneficiários. Qualquer ação nesse sentido é golpe.
“Recebemos várias pessoas nos Cras, nos últimos dias, dizendo ter recebido esse link para atualizar o cadastro com a ameaça de cancelamento do Bolsa Família, caso os dados não fossem informados”, explicou a secretária da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi.
“Por receio de perder o benefício alguns beneficiários nos procuraram e as equipes informaram se tratar de tentativa de golpe”, emendou. A mensagem é atribuída ao “Atendimento Virtual CAIXA TEM!” e intimida os beneficiários com a ameaça de cancelamento para, depois, solicitar a atualização imediata do cadastro.
Engana também ao afirmar que quem fizer a atualização imediatamente após receber a mensagem garantirá 12 meses de ‘Vale Gás’, além da manutenção do recebimento do PBF.
“Orientamos aos beneficiários para não clicar em links recebidos por números ou e-mails desconhecidos”, reforça a coordenadora do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família no município, Tânia Marques.
Caso receba a mensagem e, por descuido ou desatenção, o beneficiário clique no link recebido, deve imediatamente trocar a sua senha pessoal de acesso.
“Além disso, ele só deve conferir as informações do benefício somente em meios de comunicação oficiais. O mais importante é saber que o governo federal e a Caixa nunca enviam links do Bolsa Família ou Cadastro Único por mensagem (SMS) e nem por e-mail”, completou a coordenadora.
(Com informações PMU)