Foto: Assessoria Câmara de Umuarama
Foi publicado pela primeira vez em sessão ordinária da Câmara Municipal de Umuarama da última segunda-feira (29/4) o Projeto de Lei Ordinária 25/2024, que dispõe sobre as Diretrizes para Elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2025.
A Lei Orçamentária delineia os caminhos pelos quais o município pretende administrar seus recursos financeiros. Originário do Poder Executivo, o texto estabelece as bases para o planejamento e execução do orçamento de Umuarama no próximo ano.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um instrumento de planejamento de extrema importância para os municípios, pois é através dela que se estabelecem as despesas e receitas que serão realizadas no ano subsequente. A LOA detalha a aplicação dos recursos em áreas vitais como saúde, educação, infraestrutura e segurança, garantindo que as necessidades da população sejam atendidas de forma eficaz. Além disso, promove a transparência e a responsabilidade fiscal, permitindo que os cidadãos acompanhem como o dinheiro público está sendo utilizado.
Ao definir as diretrizes para a elaboração da LOA, o Projeto de Lei Ordinária 25/2024 estabelece os princípios que orientarão a distribuição dos recursos municipais, assegurando que estes sejam direcionados para áreas de maior impacto social e econômico.
Atualmente, o projeto está aberto ao recebimento de emendas dos parlamentares, um processo que permite a inclusão de novas propostas ou ajustes ao texto original. As emendas podem ser apresentadas por mais duas sessões ordinárias, após as quais o projeto voltará à pauta para votação. Neste momento, serão discutidas e votadas tanto as emendas apresentadas quanto o texto do projeto em si.
INFORMAÇÕES PÚBLICAS
O segundo projeto em pauta na sessão de segunda-feira, de autoria do vereador Ednei do Esporte, propõe uma inovação na forma como as informações sobre obras públicas são compartilhadas com a população: a inserção de QR Codes em placas de obras públicas ou de empresas terceirizadas atuantes no município. Trata-se do Projeto de Lei 027/2024. Em votação, a propositura foi aprovada por unanimidade.
Além dos QR Codes, o projeto prevê que, em casos de atraso na conclusão das obras, as placas sejam atualizadas com justificativas e documentos que expliquem os motivos do atraso, garantindo assim que os cidadãos estejam sempre informados sobre o andamento dos projetos e o uso dos recursos públicos.
MOÇÃO
Por fim, os vereadores aprovaram uma Moção de Apelo contra o fechamento da Agência Umuarama 236 do Itaú Unibanco, localizada na Avenida Brasil 3817. A preocupação dos parlamentares se concentra, inicialmente, na preservação dos empregos dos funcionários da agência, refletindo sobre a tendência dos bancos em reduzir seus quadros de funcionários apesar dos lucros crescentes.
Além disso, destacam a preocupação com o impacto negativo para centenas de clientes e usuários da região, que enfrentarão dificuldades como aumento no tempo de espera e queda na qualidade do atendimento devido à concentração de serviços em uma única agência.
A Moção de Apelo enfatiza a importância da agência para a comunidade local e questiona a decisão do banco, apelando para que a unidade continue operando, considerando a essencialidade de seus serviços para a população de Umuarama e região.
(Reportagem: Assessoria Câmara Municipal)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais