Umuarama

Cenários que o tempo apagou… fazendo surgir uma Umuarama gigante e moderna!

A paisagem urbana de Umuarama se caracteriza por sua constante mutação desde que a cidade foi fundada, em 1955. Todavia, nas duas últimas duas décadas isto transcorreu de forma muito rápida e acentuada. Há lugares que mudaram da água para o vinho, e, em alguns casos, do vinho para água.

Em outras palavras, aconteceram – e continuam acontecendo – mudanças interessantes para a cidade e sua gente, outras nem tanto em termos de consequências para o meio ambiente e para seus habitantes. Isso se verifica tanto no centro como na periferia, além das áreas da zona rural e que agora foram ocupadas por loteamentos e indústrias.

Praticamente tudo o que foi construído nas duas primeiras décadas da cidade, neste novo milênio desapareceu. Esse efeito deve-se à expansão do mercado imobiliário praticada em nome do desenvolvimento, a exemplo do que ocorreu na maioria das concentrações urbanas brasileiras. Ou seja, a “selva de pedra” de agora varreu do mapa urbano a antiga arquitetura de madeira, seja na área central como nos espaços residenciais de outrora.

Desde criança vivendo aqui na nossa Umuarama, assisti ao constante construir, demolir, construir de novo… Coisas da cultura capitalista. Ao rever estas imagens de meu acervo que publico hoje aqui n’OBEMDITO, me vem à memória a letra daquela bela canção: “Nada do que foi será/ De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa/ Tudo sempre passará. (…)/ Tudo que se vê não é/ Igual ao que a gente/ Viu há um segundo/ Tudo muda o tempo todo/ No mundo…”. É isso!

Verdade seja dita, Umuarama nasceu para ser uma cidade gloriosa, cujo futuro se afirma a cada dia que passa, sendo motivo de orgulho para os antigões e para os umuaramenses natos, assim como para os forasteiros que aqui fincaram suas raízes.

Ítalo Fábio Casciola

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais