Umuarama

Profissionais do setor alimentício de Umuarama participam de curso recomendado pela Anvisa

Empresários do ramo da alimentação, cozinheiros, auxiliares de cozinha, autônomos do ramo de alimentos e demais profissionais que atuam na preparação de comidas diversas participaram de um curso especial promovido pela Vigilância Sanitária com o tema ‘Boas práticas na manipulação de alimentos’. A capacitação, com duração de quatro horas, foi realizada nesta terça-feira (23) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

A legislação federal indica que qualquer pessoa – seja empresário, trabalhador ou autônomo – que atue com alimentos deve desenvolver seu ofício baseado nas regras registradas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 216 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“O responsável pelas atividades de manipulação deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação, abordando temas como contaminantes, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica e boas práticas de fabricação”, detalha o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

“A certificação dos manipuladores de alimentos por meio do curso é uma exigência para estabelecimentos que trabalham com produtos alimentícios prontos. O treinamento capacita os participantes e os ajudará a aprimorar cuidados e contribuir para redução do risco de doenças associadas ao consumo dos alimentos”, detalhou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Santos Scapolan.

Ela acrescenta que as inscrições para uma nova edição do curso já está com inscrições abertas. “Será no dia 8 de maio, das 18h às 22h. A capacitação será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na rua Ministro Oliveira Salazar n° 4.150 (no antigo Romershopping)”, indica.

A coordenadora afirma ainda que as boas práticas são cuidados que devem ser tomados desde a escolha e compra dos ingredientes para o preparo dos lanches, refeições e sobremesas, até a venda para o consumidor.

“São precauções que garantem segurança tanto para quem prepara e vende quanto para quem consome os alimentos, minimizando riscos de contaminação e outros agravos à saúde”, explicou.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

18 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

35 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

55 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

16 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais