Foto: Assessoria PMU
Prestes a completar 69 anos, Umuarama será sede de um evento especial abordando a importância da preservação do patrimônio histórico das cidades, em projeto coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura com a temática ‘Memória e Patrimônio Cultural do Paraná’. O encontro será no dia 24 de maio e reunirá 56 municípios da Amerios (Umuarama), região da Amenorte (Cianorte) e Comcam (Campo Mourão).
Pelo menos 120 pessoas são aguardadas, entre secretários, dirigentes e gestores públicos municipais de Cultura do Núcleo Regional de Cultura da Macrorregião Noroeste. “O objetivo principal é mostrar a legislação estadual dos museus e do patrimônio histórico, a Cartilhade Orientação do Patrimônio e orientar sobre os procedimentos para criação de museus municipais. E isso para nós é de extrema importância”, pontua o secretário municipal de Cultura de Umuarama, Rodrigo Fernandes Pereira.
Ele conta que os coordenadores do projeto farão apresentações sobre políticas públicas que detalham como salvaguardar os conjuntos históricos, como pôr em prática e planejar essas políticas, como elaborar projetos para a preservação da memória do Estado e as diretrizes que são desenvolvidas de forma coletiva com os agentes culturais e a sociedade civil. “O Governo do Estado busca o fortalecimento das políticas públicas do setor cultural e especificamente da área de memória e patrimônio. A expectativa dos organizadores é exatamente desmistificar o tombamento e promover o sistema estadual dos museus”, explica.
O Paraná é o primeiro estado do Brasil a tratar da questão da preservação da memória, como explica Vinicio Costa Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria Estadual da Cultura. “A história do preservacionismo no Estado remonta às primeiras décadas do século XX, quando foi criado o Conselho Superior de Defesa do Patrimônio Cultural, pela Lei Estadual n.º 38, de 31 de agosto de 1935. O principal objetivo do conselho era colaborar na defesa do Patrimônio Cultural do Paraná e estimular toda atividade intelectual e artística no Estado”, explica.
Ele acrescenta que, em 1948, foi criada a Divisão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Paraná a qual, mais tarde, tornou-se a atual Coordenação do Patrimônio Cultural. Passados alguns anos, em 1953, foi criada e sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto a Lei Estadual 1.211, Lei de Tombamento.
Data: 24/05 (sexta-feira)
Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h
Local: Teatro do Centro Cultural Vera Schubert
Público alvo: Secretários, dirigentes e gestores públicos municipais de Cultura da Amerios, Amenorte e Comcam
Informações: (44) 3621-4112.
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais