Umuarama

Defesa Civil reforça o trabalho dos agentes de endemias no combate à dengue na Zona VI

Diante da epidemia de dengue em Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde tem protagonizado uma série de ações e mobilizações da comunidade no combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. O trabalho é reforçado por parceiros como a equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), chefiada pelo sargento Joelson Barbosa.

No último sábado (13), uma grande força-tarefa foi mobilizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bem-Estar, onde já foram registrados 25 casos da doença. Se somados os registros daquela região da cidade, atendida também pelas UBS Guarani/Anchieta e Posto Central, o número dispara para mais de 250 casos positivos acumulados no atual período epidemiológico.

A ação abrangeu toda a Zona 6 com início na avenida Goiânia, em frente a UBS Bem-Estar. “Nos juntamos aos atiradores do Tiro de Guerra e aos agentes de combate a endemias do município, que fazem parte do serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, e engrossamos as fileiras no combate à dengue alertando a população em visitas domiciliares e recolhendo possíveis criadouros do mosquito”, destacou o coordenador da Defesa Civil.

A Secretaria de Saúde confirmou na sexta-feira, 12, as duas primeiras mortes por dengue em Umuarama, no atual período. As vítimas são dois homens (ambos com 66 anos) que possuíam comorbidades como diabetes, doença renal crônica e hipertensão. Mais duas mortes suspeitas seguem em investigação no Laboratório Central do Estado (Lacen).

Na última semana, o número de casos de dengue aumentou quase 50% na cidade. Na semana anterior, Umuarama acumulava 909 casos e com os 411 novos casos registrados no último boletim semanal de acompanhamento, esse total subiu para 1.320. Há ainda 2.764 suspeitas em investigação. Todas as unidades de saúde já contam com casos de dengue e também alguns distritos.

“O combate efetivo á dengue depende do engajamento da sociedade e, principalmente, da adesão total da população, eliminando os criadouros em seus imóveis”, reforçou o secretário municipal da Saúde, Edson Souza. O mosquito da dengue se reproduz em água parada, que pode estar em calhas sujas, pratinhos dos vasos de plantas, garrafas, brinquedos e outros materiais deixados no tempo, bem como pneus, baldes e tambores usados para armazenar água da chuva.

Redação

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

28 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

40 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais