Umuarama

Drone auxilia Vigilância Ambiental na busca por focos do mosquito da dengue em Umuarama

Com 1.320 casos acumulados de dengue, de acordo com o último informe técnico da Secretaria Municipal de Saúde – o que caracteriza situação de epidemia –, além de 2.764 suspeitas em investigação, que podem agravar ainda mais esse quadro, o Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental tem intensificado as ações de combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Nesta semana foram confirmados mais 411 casos.

Eliminar os focos de reprodução e reduzir a infestação do vetor responsável pelo contágio do vírus são as ações mais efetivas para conter o aumento dos casos, avalia a coordenadora da Vigilância Ambiental, Taila Biaca Crivelaro.

Com este pensamento, os agentes de combate a endemias (ACE) realizam diversas ações nas mais variadas frentes, seja na orientação/educação, fiscalização, eliminação de criadouros e autuação em imóveis com focos do mosquito.

Nesta semana a equipe realizou um trabalho de monitoramento dos imóveis da região central com o uso de drone.

“O aparelho é um grande aliado da fiscalização, pois permite observar as coberturas dos prédios comerciais e detectar situações de risco, como poças d’água em lajes, caixas d’água sem tampas, calhas entupidas que acumulam água da chuva, recipientes com água parada, piscinas malcuidadas e outros problemas”, explicou a coordenadora.

A vistoria aérea com drone permite visualizar marquises de comércios, prédios e locais de difícil acesso. As imagens são registradas e analisadas sob o olhar atento dos agentes de campo. Com essa tecnologia já foram encontrados vários criadores do mosquito e pontos de acúmulo de água em telhados e calhas.

“Quando encontramos alguma irregularidade o responsável pelo imóvel é notificado e cobrado a providenciar a regularização imediata”, completa Taila.

De acordo com o último boletim de monitoramento, a dengue está presente em todos os bairros de Umuarama e também na região central. Apenas no Centro de Saúde Escola – que atende aos moradores do centro – já foram confirmados 74 casos. Já os trabalhadores do comércio, quando acometidos pela dengue, são atendidos no ambulatório e os casos computados às UBS dos seus respetivos bairros.

O Jardim Panorama lidera a estatística com 181 casos confirmados, seguido pelas UBS Guarani/Anchieta (127 casos), San Remo (117), Vitória Régia (101), Posto Central (99) e Cidade Alta (90 casos).

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais