Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na tarde desta sexta-feira, 12, as duas primeiras mortes por dengue em Umuarama, no atual período epidemiológico – iniciado em 30 de julho do ano passado. As vítimas são dois homens com a mesma idade (66 anos) que possuíam comorbidades – um deles era diabético e tinha doença renal crônica e o outro era hipertenso.
A confirmação foi feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que investiga mais duas mortes com suspeita de dengue, registradas nos últimos meses na cidade. A situação da doença é considerada crítica. Em apenas uma semana, o número de casos de dengue aumentou quase 50% em Umuarama.
No último boletim da Secretaria de Saúde, a cidade acumulava 909 casos acumulados no atual período epidemiológico. Com os 411 novos casos registrados nesta semana, esse total subiu para 1.320 e há ainda 2.764 suspeitas em investigação.
A cidade enfrenta situação de epidemia, com casos confirmados em todas as unidades de saúde e também nos distritos – com exceção de Vila Nova União e o povoado de Nova Jerusalém. A Secretaria Municipal de Saúde instalou um ambulatório exclusivo para pacientes com suspeita de dengue, que atende das 9h às 21h de segunda a sábado, no Posto de Saúde Central (ao lado do Pronto Atendimento 24h).
Até o último dia 5 já haviam passado pela triagem 8.992 pessoas, dos quais 4.471 realizaram a primeira consulta no local. Foram ministradas 17112 unidades de soro oral aos pacientes, no período de 28/02 a 5/04, bem como 2.166 medicações intravenosas/intramusculares e dispensadas 143.069 doses de medicações diversas; houve ainda 4.723 exames e 942 atendimentos de enfermagem.
(Assessoria PMU)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais