Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Sesc Paraná lança aplicativo e pede apoio da população no combate a dengue

As unidades do Sesc (Serviço Social do Comércio) no Paraná lançaram recentemente uma campanha com o objetivo de ajudar no […]

Foto: Reprodução/Sesc
Sesc Paraná lança aplicativo e pede apoio da população no combate a dengue
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de abril de 2024 às 17h22 - Modificado em 12 de abril de 2024 às 17h24
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

As unidades do Sesc (Serviço Social do Comércio) no Paraná lançaram recentemente uma campanha com o objetivo de ajudar no combate à dengue em todo o Estado. Através de um aplicativo do Sesc, que está disponível nas lojas virtuais dos smartphones, a população pode contribuir ajudando a indicar e eliminar focos do mosquito.

“As unidades do Sesc de todo o Paraná se prontificam com a Campanha de Prevenção à Dengue. A missão da Campanha é conscientizar a população sobre a importância de combater essa doença que afeta tantas pessoas no Paraná”, afirma Laiany Maiara, do Sesc de Umuarama.

Através do aplicativo, os usuários podem documentar, por meio de fotos, os possíveis locais de acúmulo de água (antes) e sua consequente eliminação (depois). As imagens são compartilhadas dentro do aplicativo, e os participantes acumulam pontos por cada contribuição.

A inscrição é gratuita e não há restrições de idade para participar da competição, que oferece categorias tanto para indivíduos quanto para equipes. O objetivo é unir esforços para diminuir a disseminação do mosquito no Paraná.

“Durante a campanha, serão anunciadas missões para incentivar a participação da comunidade. Essas missões são atividades especiais com horário específico de início e término, que multiplicarão os pontos dos participantes que completarem a tarefa designada dentro do prazo estabelecido”, detalha Laiany.

A premiação será feita aos seis primeiros colocados da categoria individual estadual, que ganharão hospedagens no Hotel Sesc Caiobá. O regulamento completo está disponível no site www.sescpr.com.br/contradengue e também no aplicativo.

https://dai.ly/x8wpluk

Locais de maior preocupação

Locais como piscinas, cascatas, lagos, vasilhas de água de animais, pneus velhos, lixeiras e entulhos, bebedouros, baldes, calhas d’água, canaletas, ralos e torneiras com vazamentos, tampas de garrafas, cascas de ovos, latas e copos plásticos, vasos de plantas, tocos de árvores são áreas que devem receber atenção, devido à alta probabilidade de acúmulo de água, no qual o Aedes aegypti necessita para proliferar.

Números no Paraná

O último boletim divulgado nesta semana aponta que o Estado registrou 25.462 novos casos confirmados de dengue. Ao todo até o momento foram 26 novos óbitos e 43.889 notificações. Com a atualização, o Paraná contabiliza no período epidemiológico atual (entre 31/03/2024 e 06/04/2024) 103 mortes, sendo 45 homens e 58 mulheres, e 184.819 casos pela doença.

Os novos óbitos são de pessoas entre 35 e 97 anos, residentes em 14 diferentes municípios (Chopinzinho, Dois Vizinhos, São Jorge D’Oeste, Cascavel, Espigão do Alto Iguaçu, Araruna, Mandaguari, Sarandi, Cambé, Londrina, Cornélio Procópio, Ibaiti, Terra Roxa e Ivaiporã), sendo que 18 tinham comorbidades. São 12 homens e 14 mulheres.

Capital do Noroeste

O último levantamento sobre os casos de dengue divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na semana passada, aponta que a cidade chegou a 909 casos positivos no atual período epidemiológico, o que caracteriza situação de alto risco à saúde pública.

Somente na semana anterior à divulgação, foram confirmados mais 155 novos casos da doença. Outros 1.529 casos estavam em investigação sobre suspeita. Ao todo, foram 3.848 notificações acumuladas no período. A situação levou o município a decretar emergência em saúde.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.