Foto: Colaboração/OBemdito
Uma moradora da rua Santa Rosa, no bairro Guarani, divisa com o San Marino, entrou em contato com OBemdito para reclamar de um depósito de lixo jogado em uma área de mata que fica atrás da quadra de esportes e do campo de futebol do bairro.
Conforme Andreia Moraes, além do lixo no terreno, perto de um rio, semanalmente atletas que treinam na quadra e no campo também deixam sujeira após usarem os locais que, a princípio, seriam de responsabilidade do município.
“Tem o campo de Futebol ao lado, que é usado pela prefeitura. O pessoal vem, faz o treino e, no final o rastro, cheio de latas, garrafas e copos. Nós procuramos semanalmente recolher o lixo mais próximo aqui à frente da casa. Além disso, produzimos algumas mudas e plantamos ali na baixada, nessa beira de rio, mas para retirar o lixo [de perto do rio] precisa ser um pessoal mais especializado por causa da segurança”, afirmou.
A moradora, que reúne a família nos fins de semana para retirar o lixo deixado pelos atletas, tanto na quadra quanto no campo, afirma também que fez inúmeras denúncias via ouvidoria, mas que até o momento, nenhuma atitude foi tomada.
“Já liguei várias vezes no 156 [ouvidoria] relatando a situação. Inclusive os agentes de endemias passam por aqui e, todas às vezes, nós conversamos com eles e pedimos para que seja vista essa questão, mas eles alegam que é de responsabilidade de outro órgão e que eles são responsáveis somente por passar nas casas e eliminar os focos dentro dos quintais”, detalha.
E segue: “No ano passado eles fizeram aquela operação Bairro Limpo, fizeram um monte de reportagem e fizeram uma limpa no bairro, mas aquela região não foi limpa, não sei se por ser uma área reservada ao IAT (Instituto Água e Terra) [de Preservação Ambiental], e muito próxima ao rio, não foi mexido. O lixo continua e numa quantidade bem grande”, afirma.
Andréia conta ainda que nesta manhã passou pelo local e viu galões de cor azul que são usados para recolher água de calha cheios de água e com larvas de mosquito da dengue. “Situação está complicada. Esse é um dos bairros que mais têm registros de dengue”.
OBemdito entrou em contato com a prefeitura de Umuarama para saber um posicionamento do poder público sobre a situação e o que será feito para resolver o problema. Em nota, a prefeitura afirmou que “a reclamação foi repassada à Vigilância Ambiental e uma equipe deve realizar a vistoria ainda hoje, ou no mais tardar amanhã [sexta-feira]”.
A Prefeitura afirmou ainda que fará uma orientação à associação de moradores do bairro sobre cuidados com o descarte de resíduos – que são coletados regularmente, se devidamente acondicionados e colocados na rua.
“Será programada uma ação de limpeza e combate à dengue para o local, a ser realizada nos próximos dias, a exemplo do que vem sendo feito em praticamente todas as regiões da cidade”, concluiu a nota.
O último levantamento sobre os casos de dengue divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na semana passada, aponta que a cidade chegou a 909 casos positivos no atual período epidemiológico, o que caracteriza situação de alto risco à saúde pública.
Somente na semana anterior à divulgação, foram confirmados mais 155 novos casos da doença. Outros 1.529 casos estavam em investigação sobre suspeita. Ao todo, foram 3.848 notificações acumuladas no período. A situação levou o município a decretar emergência em saúde.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais